Alunos da Liga Acadêmica de Neurociências de Marabá (NeuroLiga) promovem, a partir desta quarta-feira (13), a VI Semana do Cérebro de Marabá, um encontro de estudantes, pesquisadores, profissionais da saúde, e público em geral que busca discutir e evidenciar a importância das pesquisas sobre o cérebro.
Neste ano, a Semana tem como tema “Dormir Pouco é Bobagem”, levando a discussão sobre questões relacionadas ao sono; como funciona o sono e como este é processado pelo cérebro; a sua importância para a saúde do corpo e para o bem-estar do ser humano; e aos transtornos do ciclo sono-vigília.
O evento é apresentado pela NeuroLiga como parte da Semana Nacional do Cérebro promovida em todo território nacional – e chancelado pela Dana Foundation , por meio da Brain Awareness Week.
Leia mais:O evento contará com um Colóquio de Neurociências, contendo palestras e debates acerca da temática Neurociência do Sono; com o NeuroCine, sessão de projeção de filmes e discussões sobre temas das neurociências; três minicursos abordando temas não só relacionados ao sistema nervoso, mas também temas gerais, como defesa pessoal de mulheres.
Haverá, também, o Laboratório Aberto de Práticas em Neurociências (LAPN), com atividades práticas nas escolas do município; ação na Casa do Idoso, com atividades saudáveis para estimulação dos idosos residentes no espaço, além de proporcionar um espaço de descontração entre esses idosos e os NeuroLigantes; Stand de Neurociência, uma atividade em espaços públicos que propõe uma interação direta entre as discussões feitas pela Liga e diversas pessoas, independente de idade, gênero, raça e escolaridade, oferecendo atividades e dinâmicas; e uma Programação Cultural, que conta com um jogo experimental liveaction (LARP) sobre decisões e emoções, chamado “Me expulsaram do grupo da família”, e com o “Ciência de Boteco”, uma atividade que propõe discussões sobre achados científicos em um bar.
As discussões se centrarão em torno do cérebro e como este órgão complexo se relaciona com a memória, as emoções, a inteligência, o comportamento, os transtornos psiquiátricos, e o abuso de drogas, tendo como foco o sono.
As inscrições para o Colóquio de Neurociências, o NeuroCine e o LARP serão feitas na abertura do evento, na UEPA (13-03, às 8h00) através da doação de 1 kg de ração para cachorros e/ou gatos. Já para os minicursos, as inscrições devem ser feitas previamente, entre 7 e 12 de março, na UEPA e na Unifesspa. Os LAPNs são atividades gratuitas, fechadas aos estudantes das escolas participantes, assim como a ação na Casa do Idoso, voltada para os residentes da mesma, não sendo possível fazer inscrição nessas atividades.
O “Ciência de Boteco” e os stands serão abertos a todos, sem necessidade de inscrição prévia e a entrada para essas atividades é gratuita. No Shopping Pátio Marabá as atividades serão realizadas no dia 17 (domingo), das 14 às 19 horas. Dentre elas, o Stand de Neurociência, onde será oferecida atividade dinâmica para toda a população, com gincana (jogos de tabuleiro, montagem de quebra-cabeças), exposição de peças anatômicas do sistema nervoso (de resina), além da visualização de lâminas com células do sistema nervoso, por meio de microscopia.
Também ocorre o Pergunte ao Cientista, um momento onde a população poderá esclarecer dúvidas desde curiosidades acerca de doenças/terapias até como a pesquisa é realizada no Brasil, diretamente com cientistas da UEPA ou da UNIFESSPA.
A Liga de Neurociências de Marabá é um grupo de alunos e professores reunidos em torno do estudo do cérebro e suas interfaces com a saúde e educação. Atualmente é composto por alunas e alunos de Biomedicina da UEPA; Psicologia e Ciências Biológicas da UNIFESSPA; e Fisioterapia da Faculdade Metropolitana.
Confira a agenda do evento:
13-14/Março, 08-18 horas – Colóquio de Neurociências
13/Março, 18 horas – Programação cultural LARP: “Me expulsaram do grupo da família”
13-14/Março, 08-18 horas – Minicursos
14/Março, 14-18 horas – NeuroCine
14/Março, 18:30 horas – Ciência de Boteco
15/Março, 08-18 horas – Laboratório Aberto de Práticas em Neurociências
16/Março, 08-12 horas – Ação na Casa do Idoso
16-17/Março, 16-21 horas – Stands de Neurociências em locais públicos
Locais:
As atividades de Colóquio de Neurociências, NeuroCine, Minicursos, Programação cultural “O Caminho Não Percorrido” ocorrem no Campus da UEPA, situado na Av. Hiléia S/N, Agrópolis do INCRA, Cidade Nova. O Laboratório Aberto de Práticas em Neurociências será desenvolvido nas escolas “Doralice de Andrade Vieira” e “Judith Gomes Leitão”.
O Ciência de Boteco será realizado no Bar Resenha da Serra, na Rua Sérvulo Brito, 1302. Cidade Nova. A Ação na Casa do Idoso ocorre no próprio local, na Avenida Minas Gerais, Bairro Belo Horizonte. Os Stands de Neurociências serão instalados na Praça São Félix do Valois, na Velha Marabá, e no Shopping Pátio Marabá, na Nova Marabá. (Divulgação)