Correio de Carajás

Academias se torman serviço essencial

Com 14 votos favoráveis, a Câmara Municipal de Parauapebas aprovou na manhã desta terça-feira (6) o Projeto de Lei do prefeito, Darci Lermen, declarando como essencial a prática da atividade física e do exercício físico em estabelecimentos prestadores de serviços com essa finalidade, bem como em espaços públicos.

A decisão impacta diretamente as academias que pressionaram o governo municipal após fechamento durante sete dias de lockdown, no último mês. O texto foi enviado à Casa de Leis pelo gabinete do administrador municipal há uma semana e tramitou com rapidez, recebendo parecer favorável conjunto das comissões de Constituição, Justiça e Redação e de Turismo e Desporto.

O projeto, que condiciona o funcionamento de academias apenas ao cumprimento de normas sanitárias cautelares contra o contágio por coronavírus, segue agora para a sanção do prefeito municipal.

Leia mais:

O texto é pautado no Indicativo nº 119/2021, feito pelo vereador Francisco Elocio (Republicanos), em que a justificativa para a nova tipificação das academias seria “porque o bom condicionamento físico está diretamente associado a melhor ativação do sistema imunológico em seres humanos”. (Luciana Marschall)