A Câmara Municipal de Jacundá está promovendo uma ofensiva para rediscutir os limites territoriais do município. A iniciativa partiu dos parlamentares após receberem denúncias de moradores de regiões rurais que enfrentam problemas graves em estradas, saúde e educação. A situação afeta, principalmente, as regiões de Porto Novo, Açaizal e Pitinga, que foram transferidas para os municípios vizinhos de Goianésia do Pará e Rondon do Pará, no passado.
Os moradores dessas áreas, que têm como referência a cidade de Jacundá, reclamam da falta de investimentos em serviços básicos e da distância das sedes dos municípios de origem. A Comissão Parlamentar de Representação Externa, criada pela Câmara Municipal de Jacundá, tem como objetivo analisar a situação e propor soluções.
Segundo o presidente da comissão, vereador Daniel Siqueira Neves, serão realizados estudos técnicos, audiências públicas, referendos e plebiscitos para discutir a questão. A primeira audiência pública territorial já está marcada e acontecerá na Loja Maçônica de Jacundá, dia 19 deste mês, a partir das 8 horas.
Leia mais:A reportagem tentou entrar em contato com os poderes legislativos de Goianésia do Pará e Rondon do Pará, mas não obteve resposta. A discussão sobre os limites territoriais de Jacundá promete ser acalorada e deve mobilizar a população da região, principalmente a classe política dos municípios que fazem limite com Jacundá. (Antonio Barroso)