Correio de Carajás

Vereadores da região abandonam UVESPA e fundam a UVERC

Assembleia de Vereadores realizada nesta sexta-feira criou a UVERC, que substitui a UVESPA
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Com a antiga UVESPA (União dos Vereadores do Sul e Sudeste do Pará) desativada e com várias dívidas pendentes, um grupo de vereadores das duas regiões se reuniu na Câmara Municipal de Marabá nesta sexta-feira, 29, e criou uma nova entidade, denominada de União de Vereadores e Vereadoras da Região de Carajás (UVERC).

No início do evento, discursos de vereadores de Parauapebas pareciam tentar desvalorizar a convocação publicada em edital, alegando que eles não teriam sido convidados formalmente. O presidente da Câmara de Parauapebas, Luiz Castilho, insinuou que a representatividade não era expressiva, colocando como prova o fato de apenas três dos vinte e um vereadores de Marabá terem comparecido ao evento.

Foram mais de duas horas de discussões e, ao final, Priscila Duarte Veloso, vereadora de Marabá, foi eleita presidente da entidade para o biênio 2019-2020. Vera Lúcia, de Piçarra, é a 2ª vice-presidente; Zacarias de Assunção Marques, de Parauapebas, foi eleito primeiro secretário; Wagno Godoy, de Itupiranga, segundo secretário; Emerson Fernandes Rezende, de Nova Ipixuna é o tesoureiro. Também foram escolhidos membros para compor o Conselho Fiscal, Diretoria Jurídica e Diretoria Legislativa.

Leia mais:

O objetivo é melhorar a representatividade das Câmaras Municipais perante os governos do Estado, Federal e em outras instâncias.

Eleita presidente da entidade, a vereadora Priscila Veloso, de Marabá, disse que é importante restabelecer a união dos vereadores para lutar por pautas comuns na região. “Montamos uma comissão provisória para que tivéssemos a condição legal para estarmos aqui nessa assembleia. Somos 38 municípios, de acordo com a AMAT, e estabelecermos este diálogo muito importante”, sustentou ela.

Luiz Castilho, presidente da Câmara de Parauapebas, reconheceu a importância da criação da entidade e lamentou que a categoria dos vereadores seja, de certa forma, esquecida historicamente pelo governo do Estado.

Marcos Rogério de Sousa Chagas, presidente da Câmara de Piçarra, acredita que a entidade recém-criada vai ajudar no enfrentamento coletivo de algumas questões. “Somos 460 vereadores na região do Carajás, temos expressão e força no conjunto para discutirmos temas importantes para a nossa região. Nossa associação tem de ser forte, para somar e não dividir. Temos problemas históricos para resolvermos. Se tivermos a condição de unificar a categoria e apresentarmos pautas em comum, certamente teremos muita força e vitórias”, prevê.

Participaram da assembleia vereadores dos municípios de Eldorado do Carajás, Parauapebas, Curionópolis, Piçarra, Tucumã, São Domingos, Novo Repartimento, Bom Jesus do Tocantins, Abel Figueiredo, São João do Araguaia, Nova Ipixuna, além de Marabá e Rondon do Pará. (Ulisses Pompeu)

Comentários

Mais

Publicado decreto que aumenta IOF para custear Auxílio Brasil

Publicado decreto que aumenta IOF para custear Auxílio Brasil

O Diário Oficial da União (DOU) publicou hoje (17) um decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro com as novas alíquotas do Imposto sobre Operações…
Ministro aponta erros de estados e diz que limitou vacinação de adolescentes por cautela

Ministro aponta erros de estados e diz que limitou vacinação de adolescentes por cautela

O ministro Marcelo Queiroga disse nesta quinta-feira (16) que a decisão de restringir a vacinação de adolescentes apenas aos grupos prioritários (deficiência…
Ministério estuda aproveitar créditos de cursos profissionalizantes

Ministério estuda aproveitar créditos de cursos profissionalizantes

O Ministério da Educação estuda permitir que estudantes formados em cursos técnico-profissionalizantes aproveitem os créditos acadêmicos caso decidam continuar os…
Ministério mantém previsão de crescimento da economia em 5,3% este ano

Ministério mantém previsão de crescimento da economia em 5,3% este ano

A Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Economia manteve a projeção para o crescimento da economia este ano…
Caçula põe irmão mais velho em enrascada

Caçula põe irmão mais velho em enrascada

Um curioso caso de receptação (adquirir mercadoria proveniente de roubo ou furto) foi registrado na Vila Carimã, zona rural de…
Transporte público volta a ser criticado na Câmara de Marabá

Transporte público volta a ser criticado na Câmara de Marabá

Serviço que afeta grande parte da população, o transporte público de Marabá está sempre em pauta nas discussões políticas da…