Correio de Carajás

Vereadora cobra médicos intensivistas e alerta que situação de Parauapebas é grave

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Diante do quadro alarmante de contaminação pelo Coronavírus em Parauapebas, a vereadora Eliene Soares (MDB) apresentou indicação na sessão desta terça-feira, 28 de abril, solicitando ao município que faça a contratação urgente de médicos intensivistas.

Segundo a vereadora, Parauapebas, com todo recurso que tem e com mais de 200 mil habitantes, tem apenas um médico intensivista e, agora, ante a pandemia, precisa com urgência de mais profissionais.

A proposição, de Nº 114, foi aprovada e agora segue para análise do Executivo. A vereadora destacou que o aumentou dos casos de Covid-19 requer profissionais capacitados para atuação em Unidades de Terapia Intensiva (UTI).

Leia mais:

Ela observa que quando a doença se agrava o paciente precisa ser internado em UTI e o município hoje não dispõe de médicos intensivistas para atender essa demanda.  Segundo a vereadora, ter apenas um profissional intensivista é estarrecedor para o enfrentamento da Covid-19.

Ela salienta que nem nos piores pesadelos uma pessoa gostaria de acabar em uma UTI, mas nestes tempos de coronavírus muitos cidadãos estão chegando lá e até morrendo. “Temos de dar um basta nisso e garantir esse tipo de suporte ao mínimo de pessoas possível, para que todos tenham direito à vida. E é aí que entra a figura do intensivista, que está em falta aqui no município”, frisou Eliene.

A vereadora ainda observou que o médico intensivista que atua em Parauapebas ainda se divide entre o serviço público e a iniciativa privada. “Precisamos de profissionais full time e em número razoável. O nosso município tem plenas condições financeiras para garantir isso”, asseverou.

Eliene apresentou os dados do Ministério da Saúde, mostrando que o Pará tem 248 intensivistas, 184 deles dedicados ao Sistema Único de Saúde (SUS), e Parauapebas está entre os lugares com mais de 100 mil habitantes e que apresenta a pior relação de intensivista pelo total da população. “É um disparate para uma cidade com a nosso poder financeiro”, criticou.

Ela relatou que Redenção, por exemplo, com 85 mil habitantes, tem dois instensivistas e ambos atendem pelo SUS. Marabá tem quatro, dois deles no SUS. Altamira, com metade da população de Parauapebas, tem 16 e todos pelo SUS. Tucuruí, também com metade da população da Capital do Minério, tem três e todos pelo SUS.

“Essa falta de profissional habilitado a lidar com pacientes graves e com internação em UTI pode acabar custando mais caro social e moralmente ao município”, alertou. (Tina Santos)

Comentários

Mais

Caminhão a serviço do Dnit derruba tanque e VP-8 é parcialmente bloqueada

Caminhão a serviço do Dnit derruba tanque e VP-8 é parcialmente bloqueada

Uma das rotatórias da avenida VP-8 da nova Marabá estava parcialmente isolada nesta manhã de domingo (20), bem perto da…
Presidente do Incra exalta reforma agrária

Presidente do Incra exalta reforma agrária

Presidente do Incra exalta reforma agrária Em seu discurso no evento em Marabá, o presidente do Incra, Geraldo Melo Filho,…
Começa hoje a vacinação da  população sem prioridade

Começa hoje a vacinação da população sem prioridade

Um mutirão de dois dias vai marcar o momento tão esperado pelos marabaenses: o início da vacinação contra a covid-19…
Dose extra de vacina é insuficiente para imunizar a população

Dose extra de vacina é insuficiente para imunizar a população

A Secretaria Municipal de Saúde de Canaã dos Carajás recebeu do Governo do Estado 3.140 doses de vacina contra o…
Venezuelanos acampados em praça recebem ‘ultimato’

Venezuelanos acampados em praça recebem ‘ultimato’

A administração pública de Parauapebas trabalha para resolver a situação dos indígenas venezuelanos da etnia Warao, que estão acampados há…
Tião Miranda pede que Bolsonaro ajude a duplicar 3 rodovias em Marabá

Tião Miranda pede que Bolsonaro ajude a duplicar 3 rodovias em Marabá

Logo após a execução do Hino Nacional, no Parque de Exposições, nesta sexta-feira, dia 18, o prefeito de Marabá, Tião…