O vereador Elias Ferreira (PSB) teve aprovada na Sessão de hoje, terça-feira, 11, da Câmara Municipal de Parauapebas (CMP), a indicação de Nº 181/2019, que pede ao Executivo estudar a possibilidade de fazer o povoamento dos lagos da Nova Carajás e do Residencial Alto Bonito com peixes nativos da região.
Ele sugere que essa criação seja liberada uma ou duas vezes por ano para a pesca artesanal, incentivando o lazer e estimulando o turismo no município.
De acordo com o vereador, além de ser uma ótima forma de estimular o turismo e lazer no município, o povoamento dos lagos com espécies devidamente analisadas por técnicos especializados na área, pode contribuir para a descontaminação da água. Ele indica que entre as espécies que podem ser usadas no povoamento dos lagos estão tambaqui, o pintado da Amazônia e o pirarucu.
Leia mais:Para isso, no entanto, o vereador observa que é preciso fazer uma análise ambiental, avaliando quais espécies irão se adaptar melhor ao ambiente e ajudar a despoluição dos lagos. “É preciso fazer a análise da água e fazer o rigoroso controle sanitário, para combater microrganismos que possam contaminar os peixes”, explica o vereador, acreditando que a inciativa vai agradar a população, que poderá uma ou duas por ano pescar nos lagos.
A pesca, segundo ele, deverá ser avaliada pela Secretaria de Produção Rural (Sempror), se vai ser para consumo ou pesque e solte. (Tina Santos)