Correio de Carajás

Vereador pede municipalização de rodovias na área urbana de Parauapebas

Atualização 15 de outubro de 2019 por Redação

Uma das indicações na pauta da sessão de hoje, terça-feira, 15, da Câmara Municipal de Parauapebas (CMP), é a de Nº 392/2019, do vereador Ivanaldo Braz (sem partido), que pede ao Executivo a municipalização das rodovias PA 275 e PA 160 no perímetro urbano da cidade. As duas rodovias cortam grandes trechos da área urbana de Parauapebas, sendo vias importantes da cidade.

Para o vereador, a municipalização desses trechos irá resolver uma série de problemas verificados atualmente. Ele justifica que sendo municipalizado, o município pode definir os traçados das rodovias no seu perímetro urbano, observando a melhor trafegabilidade, já que os responsáveis pelo planejamento do trânsito local conhecem com mais autonomia a necessidade do município.

Leia mais:

“Poderá ser feita a avaliação melhor do zoneamento adequado da referida área urbana. Devido a essas características, o trânsito de veículos leves e pesados, tanto de cargas quanto de passageiros, é muito intenso na PA 275 e PA 160, exercendo influência direta no dia-a-dia da população, além de exigir uma constante manutenção, conservação e sinalização da rodovia, o que não está ocorrendo sob a gestão estadual. Nesse sentido, faz-se urgente a municipalização dos referidos trechos das rodovias em questão, de forma que o município passa responsabilizar-se integralmente pelas ações de conservação e sinalização, bem como pela operação de fiscalização do trânsito nas vias”, argumenta Braz.

Pela indicação do vereador, com a transferência, Parauapebas ficará responsável pelas ações de conservação, sinalização e fiscalização das vias. No caso da PA-275, a transferência para o município seria do KM 43 ao KM 98. O trecho vai da entrada da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) até a portaria da mina, conhecida como N5.

Já a PA-160, pelo projeto de Braz, seria municipalizada do KM 15 ao Km 01, no entroncamento com a Rodovia Faruk Salmen, e do Km 15 até o entroncamento com a VS 10. “Não trará problemas, uma vez que, a rodovia, como um todo, permanecerá integrante das vias do plano vigente, sendo excluído apenas o domínio estadual do trecho que corta a área urbana de Parauapebas”, explica o vereador.

Para ele, com a municipalização, a administração poderá atender com maior presteza às reivindicações dos moradores e comerciantes desses trechos. “Em muitos casos, a aplicação das normas municipais é mais adequada e o mesmo ocorre com a execução de melhorias e intervenções urbanísticas, uma vez que a norma estadual é editada de maneira uniforme para todo Estado, não contemplando as peculiaridades de cada município”, detalha Ivanaldo Braz. (Tina Santos)