A morte de Ademir Martins dos Reis, nas primeiras horas desta terça-feira, dia 6 de junho, causou grande repercussão no mundo político e institucional de Marabá. A família decidiu, em comum acordo com a Câmara Municipal, realizar o velório no Plenário do Poder Legislativo, a partir de 15 horas de hoje.
Eleito por três mandatos nas décadas de 1980, 1990 e início de 2000, Ademir Martins notabilizou-se pela luta em favor dos menos favorecidos e era figura respeitada no Pará por posicionamento firme e, ao mesmo tempo, ponderado.
Nesse longo tempo, fez vários amigos na política, embora fossem de ideologias diferentes. Um deles é o atual decano da Câmara Municipal de Marabá, Miguel Gomes Filho, o Miguelito. “Ele foi um grande parceiro de vida e trabalho que tive. Não estivemos juntos apenas por três mandatos. Quando ele não era eleito, trabalhava na Câmara. Ajudou a reformular, em duas ocasiões, a Lei Orgânica de Marabá e o Regimento Interno do Poder Legislativo”.
Leia mais:Emocionado e com lágrimas nos olhos, Miguelito afirma que Ademir Martins foi uma das pessoas mais competentes e inteligentes com quem já conviveu em Marabá. Era dedicado à cidade e àquilo que acreditava. “Muitas vezes a gente discordava, porque ele tinha uma concepção política diferente da minha, mas aos finais de semana tudo se resolvia quando eu ia pra casa dele e ficávamos dialogando embaixo de um pé de limãozinho, na Travessa Lauro Sodré”, recorda.
Por fim, Miguelito afirma que Marabá tem uma dívida com Ademir Martins grande, por sua contribuição com o desenvolvimento do município. “Não podemos deixar o nome dele ficar apagado na história, assim como não deixamos de sua primeira esposa, Beta Moreira, que hoje dá nome a uma comenda de educação na Câmara Municipal”, finaliza.
Por falar em Câmara, o falecimento do ex-vereador Ademir Martins o presidente Alecio Stringari, atendendo à manifestação dos demais parlamentares, decretou luto oficial de três dias e, ainda, suspendeu as sessões e demais eventos do Poder Legislativo neste período.
Por sua vez, a Prefeitura de Marabá também se posicionou em seu site: “É com grande pesar que a Prefeitura de Marabá comunica o falecimento de Ademir Martins, ex-vereador e ex-presidente municipal do Partido dos Trabalhadores (PT), aos 70 anos. Ademir lutava contra um câncer e faleceu, nesta terça-feira (06 de junho), no Hospital Municipal de Marabá (HMM).
Neste momento de grande dor, a Prefeitura se solidariza com familiares e amigos e decreta luto oficial de três dias no município”.
Além disso, foi superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em Marabá; secretário Municipal de Administração, na gestão do prefeito João Salame, e candidato a deputado estadual do Pará.
Ademir Martins dos Reis deixa uma grande lacuna no cenário político e na luta pela defesa dos direitos dos trabalhadores da região”.
Ademir Martins foi vereador por três ocasiões distintas: 1986 a 1988; 1993 a 1996; e de 1997 a 2000.
A Assembleia Legislativa do Pará, onde há algumas semanas Ademir recebeu a Comenda do Mérito Legislativo “Newton Miranda”, fez um minuto de silêncio na sessão desta terça-feira, em homenagem ao marabaense que faleceu.
(Ulisses Pompeu)