Correio de Carajás

Velha Marabá: Tiroteio assusta moradores do PAC

Tiroteio assusta moradores do PAC

Na noite da última segunda-feira (23), um tiroteio assustou moradores que vivem na área chamada de PAC, ou Casas Populares, uma extensão da Rua Barão do Rio Branco, na Marabá Pioneira, onde o tráfico de drogas é intenso. A troca de tiro teria sido entre traficantes do bairro e criminosos que moram na Vila Canaã, conhecida como “Vila do Rato”, outra área vermelha do tráfico.

A Polícia Militar chegou a ser acionada ao local pelos moradores que estavam apavorados com a chuva de balas que sacudiu a noite escura do bairro, mas quando os PMs chegaram ao local os foras da lei já tinham ido embora.

A reportagem do CORREIO apurou que o tiroteio foi motivado devido a uma rixa antiga entre dois irmãos que seriam traficantes e atuam na área do PAC com vendedores de drogas da “Vila do Rato”. Tudo começou depois que os irmãos traficantes (um deles identificado como “Boto”) voltaram de Belém junto com outros comparsas, o que despertou a ira dos concorrentes da Vila do Rato que teriam ido até as Casas Populares para eliminar os desafetos.

Leia mais:

Uma fonte informou à reportagem que nada menos de seis homens armados pegaram uma rabeta na Vila do Rato e desceram o rio Itacaiúnas para fazer a matança, mas houve revide do outro grupo e no meio do fogo cruzado ficou a população de bem que mora no bairro e nada tem a ver com essa rixa, mas está no olho do furacão e espera uma resposta das autoridades policiais.

Traficantes da Vila do Rato seguiram pelo Itacaiunas até as Casas Populares

O que diz a polícia

Sobre o assunto, o delegado Vinícius Cardoso, diretor da 21ª Seccional Urbana de Polícia Civil, informou por telefone que não houve registro de Boletim de Ocorrência Policial de nenhum morador ou alguém que se sentisse prejudicado em relação ao fato, mas ele confirmou que a polícia tomou conhecimento sobre o caso.

Além disso, o delegado observou que esse tiroteio não é um fato isolado. “Existe uma investigação no âmbito da Polícia Civil de Marabá sobre essas organizações criminosas que estão tentando se instalar em Marabá e esse tiroteio vai entrar no contexto dessa investigação que já está sendo há um bom tempo desenvolvida com apoio do Núcleo de Apoio a Investigação (NAI)”, explica.

Também procurado pelo CORREIO, o comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar (4º BPM), coronel Dayvid Sarah Lima, informou por telefone que está sendo programada uma operação nas duas localidades. Mas, por questões óbvias, ele não revelou quando será a ação e também não se alongou sobre os detalhes da operação policial que deve ocorrer em breve.

SAIBA MAIS

No final da tarde de ontem um morador da Marabá Pioneira disse para a reportagem que o tiroteio de segunda-feira foi o desfecho de um problema que está se acirrando desde o sábado, tudo movido pelo retorno de traficantes que estavam presos e foram soltos agora. Há informações também de que os traficantes da Vila do Rato estão mais bem armados, por isso tiveram a audácia de ir até o PAC no meio da noite para tentar matar seus rivais. (Chagas Filho)