Correio de Carajás

“Vela Preta” recebe o título de “Cidadão Parauapebense”

“Vela Preta” já tem 38 anos de contribuições ao jornalismo paraense

A Sessão Legislativa da Câmara Municipal de Parauapebas (CMP), que ocorreu nesta terça-feira (12), teve uma grata surpresa quando o experiente repórter do Correio de Carajás, Ronaldo Modesto – o “Vela Preta” –, foi citado durante a fala de Zacarias Marques (PP). O vereador declarou que o repórter, nascido no Maranhão, receberá o título de “Cidadão Parauapebense”.

O título vem como um reconhecimento do trabalho de Ronaldo no jornalismo paraense, que já tem quase quatro décadas, sendo duas delas em Parauapebas.

O jornalista policial de 56 anos começou como vendedor de jornais em Marabá, no antigo Correio de Tocantins – hoje Correio de Carajás. Em 2007, quando Ronaldo já morava em Parauapebas, começou o “Blog do Vela Preta”, que seguiu até meados de 2019 e ajudou a popularizar o nome do jornalista no Município.

Leia mais:

Uma curiosidade é que o nome “Vela Preta” vem do time Vela Preta Futebol Clube, da segunda divisão do Complexo Cidade Nova, em Marabá, do qual Ronaldo era técnico e dono. No entanto, o clube teve fim quando jornalista se mudou para a “Capital dos Minérios”.

Durante a fala de Zacarias, o vereador reconheceu o trabalho de Ronaldo na região e sua contribuição à comunidade, destacando que a entrega do título ao jornalista foi uma unanimidade entre os vereadores.

A data para a cerimônia ainda será definida. (Clein Ferreira)