Correio de Carajás

Variante Delta, de Rondon, preocupa mais que Gama em Marabá e Canaã

A Sespa (Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará) informou aos municípios de Marabá e Canaã dos Carajás que um morador de cada um dos dois testou positivo para a variante Gama do coronavírus, que foi identificada inicialmente em Manaus e possui potencial duas vezes maior para transmissão, letalidade e reinfecção. Essa variante já circula no Estado há alguns meses.

A Sespa também informou que foi identificada a variante Delta no município de Rondon do Pará. E é aí que reside a maior preocupação das autoridades de saúde, porque esta é uma variante indiana do Sars-CoV-2 que apresenta mutações genéticas múltiplas. Ela pertencente à linhagem B.1.617.2 do vírus da covid-19.

A Vigilância em Saúde de Rondo já foi notificada e alertada para acompanhar o paciente e descobrir se viajou recentemente, fato importante para saber se a transmissão é importada ou é um caso de infecção doméstica.

Leia mais:

A principal preocupação em relação à variante delta é ela ser mais transmissível do que as cepas anteriores. Além disso, a baixa cobertura vacinal e a flexibilização das medidas de isolamento favorecem sua propagação.

A cepa já é predominante em pelo menos 25 países, segundo dados do “Our World in Data”, projeto ligado à Universidade de Oxford. E a OMS já alerta que a variante será dominante em todo o planeta.

A mutação AY.33 da variante delta do novo coronavírus está circulando em Belém e não havia sido detectada por testes rápidos e pelos protocolos do teste PCR, até então, na cidade, de acordo com a prefeitura de Belém.

Na sexta (21), a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) emitiu um alerta, informando que a confirmação foi feita após envio de 166 amostras para sequenciamento genético no Laboratório de Genética Humana e Médica da Universidade Federal do Pará (UFPA).

As análises foram feitas em setembro. De acordo com a Sesma, pacientes com sintomas da Covid-19 estavam apresentando resultado negativo para a doença e, por isso, foram analisadas por exames de genotipagem, que é utilizado para detecção de mutações.

A recomendação é que pessoas com sintomas compatíveis com a covid-19 permaneçam em isolamento social por 14 dias.