Correio de Carajás

VAR é decisivo, Suécia bate a Coreia do Sul e lidera Grupo F ao lado do México

Árbitro de vídeo entrou em ação mais uma vez na Copa do Mundo e assinalou pênalti para os suecos, que venceram por 1 a 0.

O VAR entrou em ação mais uma vez na Copa do Mundo e foi decisivo na vitória da Suécia sobre a Coreia do Sul, por 1 a 0, em jogo válido pelo Grupo F da competição. Já no segundo tempo, o árbitro de vídeo confirmou pênalti para a seleção europeia, que converteu a batida e garantiu o triunfo no Mundial da Rússia.

Com três pontos, a Suécia lidera a chave ao lado do México, que venceu a Alemanha pelo mesmo placar no domingo. Alemães e sul-coreanos ainda não pontuaram. No sábado que vem, os suecos encaram a Alemanha, enquanto a equipe asiática mede forças diante dos mexicanos, no mesmo dia.

Leia mais:

Etapa inicial com pouca emoção

O primeiro tempo foi bastante faltoso, com 25 infrações cometidas no total (11 da Suécia e 14 da Coreia do Sul). Até por conta desse jogo truncado, as chances de gols foram escassas.

A seleção sueca foi quem chegou mais perto de abrir o marcador. O atacante Berg perdeu grande oportunidade aos 20 minutos depois de ficar cara a cara com o goleiro Jo Hyeonwoo, que fez uma defesaça; aos 42, o mesmo Berg recebeu na área e chutou errado em outra grande chance.

Já nos acréscimos, Claesson chegou perto do gol ao cabecear por cima da meta sul-coreana.

Durante toda primeira metade de jogo, a equipe asiática não incomodou o goleiro Olsen e só assustou a Suécia quando puxava rápidos contra-ataques com o astro Son Heungmin, mas nenhum com efetividade.

VAR em ação

O segundo tempo começou com excelente chance para os suecos e Forsberg finalizando da meia lua por cima da meta sul-coreana. A resposta veio em cabeçada perigosa de Koo Jacheol, que acertou a rede pelo lado de fora.

Aos 17 minutos, Kim derrubou Claesson na área e o juiz mandou o jogo seguir, mas logo foi avisado pelo VAR (árbitro de vídeo) que o sul-coreano havia cometido a infração e o pênalti acabou sendo confirmado. Na cobrança, o capitão Granqvist balançou as redes.

Depois de marcar o seu gol, a Suécia teve outras duas oportunidades para ampliar, errando nas finalizações. A partir dos 30 minutos, a Coreia do Sul passou a pressionar o adversário em busca do empate, mas não teve sucesso e o triunfo ficou mesmo com a seleção europeia.

FICHA TÉCNICA

SUÉCIA 1 x 0 CORÉIA DO SUL

Local : Estádio de Níjni Novgorod, em Níjni Novgorod (Rússia)
Data : 18 de junho de 2018 (segunda-feira)
Horário : 9h (de Brasília)
Árbitro : Joel Aguilar (El Salvador)
Assistentes : Juan Zumba (El Salvador) e Juan Carlos Mora Arraya (Costa Rica)
Cartões amarelos : Kim Shinwook, Hwang Heechan (COR); Claesson (SUE)

GOL :
SUE: Granqvist, aos 19′ do 2º tempo

COREIA DO SUL : Jo Hyeonwoo, Lee Yong, Jang Hyunsoo, Kim Younggwon e Park Jooho (Kim Minwoo); Ki Sungyueng, Lee Jaesung e Koo Jacheol (Lee Seungwoo); Hwang Heechan, Son Heungmin e Kim Shinwook (Jung Wooyoung). Técnico: Shin Tae-Yong

SUÉCIA : Olsen, Augustinsson, Granqvist, Jansson e Lustig; Larsson (Svensson), Ekdal (Hiljemark), Claesson e Forsberg; Berg e Toivonen (Thelin). Técnico: Jan Andersson

(Fonte:IG)