Correio de Carajás

Vale não vai entregar Usina da Paz no prazo dado por Helder

Mineradora ainda está levantando as paredes e colocando estruturas metálicas. Helder pediu inauguração para daqui um mês. Vale não revela quando entregará a obra.

Estrutura dos prédios da Usina da Paz ainda está longe de conclusão e não ficarão prontas para o aniversário de Marabá/ Fotos: Rosivaldo Almeida / Agência Pará

No dia 5 de abril do ano passado – aniversário de Marabá – o governo do Estado e a Vale lançaram a pedra fundamental para construção da Usina da Paz, na divisa dos bairros Jardim União e Independência.

E foi ali mesmo no grande evento, com a participação de políticos, líderes comunitários e representantes da Vale, que o governador Helder Barbalho anunciou que a obra seria inaugurada no dia 5 de abril de 2024, dando uma pressão para que a mineradora agilizasse as obras.

Passados exatos 11 meses, a obra ainda está engatinhando e não tem a mínima chance de ser inaugurada no tempo exigido pelo governador.

Leia mais:

 As obras estão sendo executadas pela empresa Vale, em um terreno com mais de 10 mil m², doado pela Prefeitura de Marabá, localizado na Avenida Sororó, próximo à Avenida Paraíso, na divisa dos bairros Jardim União e Independência.

Por enquanto, foram feitas as fundações do complexo multiprofissional e, agora, os trabalhos avançam para a montagem da estrutura metálica.

“Já estamos com a estrutura toda pronta do complexo esportivo para receber a cobertura e avançar para a construção dos vestiários. No prédio da assistência, a nossa equipe está finalizando a parte de vigamento, fazendo o escoramento pra puxar a laje e entrar na fase de acabamento, que corresponde a reboco, estrutura elétrica e pintura”, assegura o engenheiro Adiles Júnior.

Ainda segundo ele, foram iniciadas, também, a montagem da estrutura metálica do prédio do teatro e, na piscina, os trabalhadores estão na fase de impermeabilidade. Após essa etapa, inicia o revestimento e acabamento. Se o tempo ajudar, em março, a piscina estará totalmente entregue”, pontua em tom de comemoração, Adiles.

A Usipaz Marabá faz parte de um projeto integrado ao Programa Territórios Pela Paz (Terpaz), do governo do Estado, em parceria com a mineradora Vale. O projeto, que virou referência de cidadania em todo o país, vai ofertar mais de 70 serviços para a população.

Atualmente, estão em funcionamento 9 complexos no Estado, a UsiPaz Amintas Pinheiro, localizada no bairro Icuí-Guajará, em Ananindeua; a UsiPaz Cabanagem, em Belém; a UsiPaz Antônia Corrêa, no bairro Nova União, em Marituba; a UsiPaz Padre Bruno Sechi, instalada no bairro Benguí, também em Belém; as UsiPaz Parauapebas e Canaã dos Carajás, no sudeste do Estado; a UsiPaz Jurunas/Condor; a UsiPaz Terra Firme; e a mais recente a UsiPaz Guamá, também na capital do Estado. A décima UsiPaz será em Altamira, onde as obras estão na etapa inicial.

Piscina do complexo da Usina da Paz também não está concluída, a um mês do prazo dado por Helder

Saiba mais

As Usinas da Paz são grandes complexos comunitários, com área construída de aproximadamente 5000 m2, que contemplam prédios específicos para diversas atividades, como: teatro, quadra poliesportiva, dojo de artes marciais, um prédio de assistência, destinado à prestação de serviços do Estado à população (emissão de documentos, consultas médicas etc) e um prédio chamado Usina, destinado a atividades de qualificação profissional e educação.

As obras da Usina também atraem pessoas da cidade e de regiões vizinhas em busca de melhores condições de vida. Atualmente a construção emprega 94 trabalhadores, que atuam de forma direta como pedreiros, carpinteiros, serventes, armadores, operadores, entre outros. E a boa notícia é que a construção está com vagas em aberto para a fase final dos serviços. A mão de obra é encaminhada através do Sistema Nacional de Emprego (Sine).

Serviço

Para o cadastro de currículo, o trabalhador deve se dirigir ao posto de atendimento, de segunda-feira a sexta-feira, das 8 às 14 horas. O Sine fica na Rua 5 de abril, Marabá Pioneira (antigo prédio da Caixa Econômica Federal), em frente à Praça Duque de Caxias.

VALE NÃO CRAVA QUANDO VAI ENTREGAR

Procurada pela reportagem do CORREIO, a Vale enviou nota, por meio de sua assessoria, mas nela não revela quando prevê a finalização e entrega da obra, fazendo considerações genéricas, como o leitor pode observar a seguinte: “A Usina da Paz de Marabá está em construção para ser entregue completamente finalizada, conforme compromisso assumido pela Vale com o Governo do Pará. Importante esclarecer que para execução das obras faz-se necessário o desenvolvimento de uma engenharia e infraestrutura adequada de forma a garantir qualidade do empreendimento e a segurança dos trabalhadores.

A Vale reforça o seu compromisso com as políticas públicas voltadas ao desenvolvimento de Marabá e informa que está atuando conforme cronograma para finalização das obras da Usina da Paz já no segundo semestre deste ano”. (Ulisses Pompeu, com informações de Rosivaldo Almeida, da Agência Pará)