Correio de Carajás

Vacinação: Procura nos postos ainda é baixa

Meta de Marabá é imunizar, pelo menos, 95% das mais 19 mil crianças que são alvo da campanha. Postos de Saúde estão abastecidos com doses contra a Pólio e o Sarampo/ Foto: Josseli Carvalho
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

As Unidades Básicas de Saúde das zonas urbana e rural de Marabá já estão abastecidas e prontas para receber crianças que precisam ser imunizadas contra a poliomielite e o sarampo no município, neste sábado (18), “Dia D” de mobilização nacional da Campanha de Vacinação. Além dos centros de saúde, 26 outros pontos de imunização foram espalhados por toda a cidade, no intuito de aumentar a cobertura vacinal.

Em Marabá, desde o início da campanha no dia 6 de agosto, apenas cinco mil crianças foram imunizadas, como confirma Crissiana Dias, coordenadora do Departamento Municipal de Imunização. No entanto, a meta no município é atingir, pelo menos, 95% das mais de 19 mil crianças até cinco anos, aptas a receber as doses. “Todo o material da campanha já foi distribuído para as unidades de saúde e a nossa maior preocupação agora e com a presença da população nos postos. A gente precisa que haja uma adesão importante da comunidade, porque está faltando poucos dias para o término da campanha e percebemos uma meta bastante reduzida em relação ao que a gente espera”.

Segundo Crissiana, 26 pontos de vacinação foram espalhados por Marabá, além das unidades de saúde, para facilitar o acesso da população

Para manter a vacinação homogênea, meninas e meninos que nunca foram vacinados contra a poliomielite vão receber a Vacina Inativada Poliomielite (VIP), que é injetável. Enquanto as crianças menores de cinco anos, que já foram imunizadas como uma ou mais doses, vão receber a Vacina Oral Poliomielite (VOP), conhecida popularmente como “gotinha”. Com relação às doses contra o sarampo, todas as crianças de um a quatro anos vão ser vacinadas com a Tríplice viral, independente da situação vacinal, desde que não tenham sido imunizadas nos últimos 30 dias.

Leia mais:

“Se a população não entender que a prevenção é o melhor caminho a gente dificilmente vai conseguir atingir essa meta e ter aí um município prevenido contra a poliomielite e sarampo”, observa Crissiana. O “Dia D” acontece das 8h às 17 horas. É necessário apresentar a carteira de vacinação das crianças na hora da imunização.

PANORAMA

Em todo Brasil, 36 mil postos de vacinação serão colocados à disposição da população-alvo da campanha. Mais de 3,6 milhões de doses das vacinas contra poliomielite e sarampo já foram aplicadas no país. O número de crianças vacinadas chega a 1,8 milhão, o que corresponde a cerca de 16% do público-alvo das vacinas.

Dentre os estados com melhor cobertura vacinal estão: Rondônia (45,01% pólio e 43,84% sarampo) e São Paulo (28,35% pólio e 27,91% sarampo). Já os estados com cobertura baixa são: Amazonas (3,23% pólio e 3,24%) e Roraima (4,98% pólio e 3,60% sarampo). Vale ressaltar que os dois últimos vivem um surto de sarampo, com centenas de casos confirmados. (Nathália Viegas com informações de Josseli Carvalho)

 

Mais

Companhia de Trânsito de Tucuruí destrói mais de 100 kadrons

Companhia de Trânsito de Tucuruí destrói mais de 100 kadrons

Como parte da programação do Maio Amarelo, mês dedicado à segurança no trânsito, a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano…
É falso tuíte afirmando que Pazuello viajou para os EUA com passaporte diplomático

É falso tuíte afirmando que Pazuello viajou para os EUA com passaporte diplomático

Falso É falso o tuíte que afirma que o general Eduardo Pazuello, ex-ministro da Saúde, tenha recebido um passaporte diplomático…
EUA autorizam vacina da Pfizer para faixa etária de 12 a 15 anos

EUA autorizam vacina da Pfizer para faixa etária de 12 a 15 anos

A Agência de Alimentos e Medicamentos (FDA) dos Estados Unidos autorizou a vacina contra covid-19 da Pfizer e da parceira…
Quase 9% das mulheres sofreram alguma violência sexual, diz IBGE

Quase 9% das mulheres sofreram alguma violência sexual, diz IBGE

Pelo menos 8,9% das mulheres brasileiras já sofreram algum tipo de violência sexual na vida, segundo dados da Pesquisa Nacional da Saúde…
Pagamentos com cartões crescem 17% no primeiro trimestre

Pagamentos com cartões crescem 17% no primeiro trimestre

As transações por cartões (crédito e débito) registraram um aumento de 17,3% nos valores movimentados no primeiro trimestre deste ano…
Cadáveres não foram violados no Cemitério da Saudade, em Marabá

Cadáveres não foram violados no Cemitério da Saudade, em Marabá

Circulou nas redes sociais na manhã desta terça-feira (11) a foto de um caixão aberto, que possivelmente seria no Cemitério…