As Unidades Básicas de Saúde das zonas urbana e rural de Marabá já estão abastecidas e prontas para receber crianças que precisam ser imunizadas contra a poliomielite e o sarampo no município, neste sábado (18), “Dia D” de mobilização nacional da Campanha de Vacinação. Além dos centros de saúde, 26 outros pontos de imunização foram espalhados por toda a cidade, no intuito de aumentar a cobertura vacinal.
Em Marabá, desde o início da campanha no dia 6 de agosto, apenas cinco mil crianças foram imunizadas, como confirma Crissiana Dias, coordenadora do Departamento Municipal de Imunização. No entanto, a meta no município é atingir, pelo menos, 95% das mais de 19 mil crianças até cinco anos, aptas a receber as doses. “Todo o material da campanha já foi distribuído para as unidades de saúde e a nossa maior preocupação agora e com a presença da população nos postos. A gente precisa que haja uma adesão importante da comunidade, porque está faltando poucos dias para o término da campanha e percebemos uma meta bastante reduzida em relação ao que a gente espera”.
Para manter a vacinação homogênea, meninas e meninos que nunca foram vacinados contra a poliomielite vão receber a Vacina Inativada Poliomielite (VIP), que é injetável. Enquanto as crianças menores de cinco anos, que já foram imunizadas como uma ou mais doses, vão receber a Vacina Oral Poliomielite (VOP), conhecida popularmente como “gotinha”. Com relação às doses contra o sarampo, todas as crianças de um a quatro anos vão ser vacinadas com a Tríplice viral, independente da situação vacinal, desde que não tenham sido imunizadas nos últimos 30 dias.
Leia mais:“Se a população não entender que a prevenção é o melhor caminho a gente dificilmente vai conseguir atingir essa meta e ter aí um município prevenido contra a poliomielite e sarampo”, observa Crissiana. O “Dia D” acontece das 8h às 17 horas. É necessário apresentar a carteira de vacinação das crianças na hora da imunização.
PANORAMA
Em todo Brasil, 36 mil postos de vacinação serão colocados à disposição da população-alvo da campanha. Mais de 3,6 milhões de doses das vacinas contra poliomielite e sarampo já foram aplicadas no país. O número de crianças vacinadas chega a 1,8 milhão, o que corresponde a cerca de 16% do público-alvo das vacinas.
Dentre os estados com melhor cobertura vacinal estão: Rondônia (45,01% pólio e 43,84% sarampo) e São Paulo (28,35% pólio e 27,91% sarampo). Já os estados com cobertura baixa são: Amazonas (3,23% pólio e 3,24%) e Roraima (4,98% pólio e 3,60% sarampo). Vale ressaltar que os dois últimos vivem um surto de sarampo, com centenas de casos confirmados. (Nathália Viegas com informações de Josseli Carvalho)