Correio de Carajás

Vacinação paraense começará com 124 mil doses da Coronavac

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Assim que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou o uso emergencial da Coronavac, desenvolvida no país pelo Instituto Butantan, o governador Helder Barbalho anunciou em suas redes sociais, nesta tarde de domingo (17), que viaja ainda hoje a São Paulo (SP) para buscar as primeiras 124 mil doses do imunizante.

Segundo o governante, já cedo nesta segunda-feira (18), ele receberá na capital paulista o primeiro lote de vacinas liberado para o Pará. “A primeira parte das vacinas do nosso Estado. Nesta primeira fase serão 124 mil doses, onde estaremos priorizando, em face ao quantitativo, profissionais de saúde, indígenas e pessoas que estão em asilos e casas de cuidado”.

Leia mais:

Ainda segundo Helder, a vacinação é prioridade para o Pará e é a grande chance de virar a página da enfermidade que tanto vem afligindo a população.

MINISTRO PROMETE PARA QUARTA-FEIRA

A vacinação contra Covid-19 no Brasil deve começar em todos os estados na quarta-feira, 20/1, às 10h, afirmou hoje o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello.

O ministro deu entrevista coletiva após a diretoria da Anvisa ter aprovado, por unanimidade, o uso emergencial das vacinas da farmacêutica chinesa Sinovac (a Coronavac) e do consórcio da farmacêutica anglo-sueca AstraZeneca com a Universidade de Oxford. O desenvolvimento das vacinas contou com a parceria, respectivamente, de Instituto Butantan e Fiocruz.

Pazuello afirmou que o Programa Nacional de Imunização (PNI) do Brasil é o maior do mundo, costuma ministrar 300 milhões de doses por ano e pode vacinar 1 milhão de pessoas por dia.

Na entrevista, o ministro disse que não faria um “ato de marketing” vacinando alguém ao vivo, numa crítica velada ao governador de São Paulo, João Doria. Em São Paulo, Doria organizou um evento simultâneo em que mostrou a primeira pessoa sendo vacinada no Brasil.

Pazuello afirmou que o Ministério da Saúde tem 6 milhões de doses da vacina do Instituto Butantan e espera que a AstraZeneca garanta a entrega de 2 milhões de doses compradas do laboratório indiano Serum. Segundo o ministro, a compra foi feita, os documentos de exportação e importação estão em ordem e transporte aéreo está contratado, mas o governo ingiano informou que a saída dos imunizantes rumo ao Brasil só ocorreria depois do início da vacinação na Índia, que começou neste sábado (16/1). Segundo Pazuello, cabe também à AstraZeneca garantir a entrega de matéria-prima produzida na China para a continuidade da produção da vacina no Brasil pela Fiocruz. (Da Redação)

Comentários

Mais

Do tradicional ao moderno, Marabá é referência em festa junina

Do tradicional ao moderno, Marabá é referência em festa junina

Fogueira, bandeirinhas, quadrilhas e roupas xadrez e floridas. Pelo segundo ano consecutivo o tradicional festejo junino que acontece por todo…
Sefa apreende 12.500 vidros de palmito

Sefa apreende 12.500 vidros de palmito

Servidores da Secretaria da Fazenda do Pará (Sefa), lotados na Coordenação de Mercadorias em Trânsito de Carajás, com sede em…
Falta de médicos no HMM repercute na Câmara

Falta de médicos no HMM repercute na Câmara

A constante falta de médicos em plantões no Hospital Municipal de Marabá (HMM) foi o tema mais debatido na sessão…
Lojas, escolas e até crossfiteiros capricham no arraiá de Parauapebas

Lojas, escolas e até crossfiteiros capricham no arraiá de Parauapebas

O Dia de São João é comemorado nesta quinta-feira (24) e Parauapebas entrou com tudo no clima junino de diferentes…
Prefeitura de Curionópolis lança o programa "Obras por toda a cidade"

Prefeitura de Curionópolis lança o programa "Obras por toda a cidade"

A Prefeitura de Curionópolis lança, nesta quinta-feira (24), o programa “Obras por toda cidade”. A cerimônia acontece às 16 horas…
Parauapebas: Shopping doa terreno para construção de nova rodoviária

Parauapebas: Shopping doa terreno para construção de nova rodoviária

Uma cerimônia realizada nesta quarta-feira (23) em uma das salas do cinema que funciona no Partage Shopping, em Parauapebas, anunciou…