Correio de Carajás

Vacinação: Marabá tem a maior cobertura entre os municípios estratégicos

A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe que terminaria nesta quinta-feira, 31 de maio, foi estendida até o dia 15 do mês em todo o país. A recomendação do Ministério da Saúde foi enviada aos estados na última segunda-feira (28) e tem como justificativa os “possíveis impactos da paralisação dos caminhoneiros no transporte público e nos atendimentos em serviços de saúde”. Em Marabá, conforme dados do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI) atualizados nesta quarta-feira (30), 87,26% do público alvo foi imunizado, ou seja, 40.311 pessoas.

Até o momento, o Estado do Pará conseguiu cumprir 59% da meta de vacinação e, dentre os municípios considerados estratégicos, Marabá se destacou com a maior cobertura. Enquanto Ananindeua foi o que vacinou menos, apenas 29% dos grupos de risco, seguido por Breves (36%), Santarém (43%) e São Miguel do Guamá (46%).

Mais da metade do público-alvo foi vacinado em Barcarena (52%), Castanhal (53%), Belém (55%), Cametá (58%), Capanema (64%), Santa Isabel do Pará (69%), Altamira (71%), Redenção (74%) e Soure (77%).

Leia mais:

De acordo com informações da Sespa, dentro dos grupos prioritários, os idosos e trabalhadores da saúde foram os mais imunizados no estado (69% cada), em sequência estão as puérperas e professores (68% cada), gestantes (58%), indígenas (48%) e, por último, crianças (46%).

Em Marabá, com o intuito de aumentar a vacinação entre crianças, as equipes de Estratégia da Família têm realizado campanhas nos Núcleos de Educação Infantil (NEI). E uma equipe volante será colocada no Hospital Materno Infantil (HMI) para vacinar as gestantes.

Além de procurar os postos de saúde das zonas urbana e rural do município, a população ainda pode contar com a equipe extra muro da Secretaria de Saúde que promove atendimentos no fim de semana.

Panorama

Balanço divulgado pelo Ministério da saúde na última terça-feira (29) mostra que ainda faltam 18,8 milhões de pessoas a serem vacinadas em todo o país e que 66% das pessoas do público-alvo da campanha, se vacinou.

A expectativa é imunizar, até o dia 15 de junho, 54,4 milhões de pessoas. Caso haja disponibilidade de vacinas nos estados e municípios após o término da campanha, as doses poderão ser ampliadas para crianças de cinco a nove anos de idade e adultos de 50 a 59 anos. (Nathália Viegas com informações da Agência Saúde)