Mais um caso de acidente de trânsito causado por animal na pista foi registrado na manhã desta terça-feira (31) em Marabá. Desta vez, uma vaca colidiu com uma motocicleta que passava pela marginal da Transamazônica, sentido à Marabá Pioneira, por volta das 6 horas da manhã. Felizmente, a vítima sofreu apenas escoriações leves e passa bem.
“A vaca, de repente atravessou e eu colidi com ela. Eu vinha em baixa velocidade, mas não consegui parar a tempo. Além do meu dano, teve o dano na minha moto que está ali parada”, contou Jaberson Sousa de Oliveira. Ele que é professor contratado pela Prefeitura de Marabá lamentou o ocorrido, principalmente, pela moto, que é o meio de transporte usado por ele para ir trabalhar. No local do acidente, não havia apenas uma vaca, mas duas e ainda um bezerro.
Leia mais:“É engraçado que faço esse percurso todos os dias, porque moro na Folha 22 e a minha noiva na Folha 33. Então eu pego ela todo dia de manhã cedo, deixo ela no trabalho e vou para o meu. E hoje aconteceu essa fatalidade. Graças a Deus eu não morri, porque vinha em baixa velocidade”, declarou. O educador ainda revelou que um acordo já foi feito com o proprietário dos animais, para que ele arque com as despesas médicas e prejuízos da moto.
Entrevistado pelo CORREIO, o dono dos animais, o senhor Hélio Analasco, revelou que nunca tinha passado por situação semelhante. “É a primeira vez e a última também”, contou. Ele, que mantinha os animais em um cercado às margens do Rio Itacaiunas, na Folha 33, contou que vai movê-los para a zona rural. “Essa vaquinha está aqui para que eu possa tirar o leite para uma criança que só bebe o leite original. Mas já que aconteceu isso, ela pulou a cerca, eu vou tirar daqui”.
MULTA
No momento do ocorrido uma equipe do Centro de Controle de Zoonoses, que realizava uma ronda na cidade, trafegava pelo local e percebeu a vítima caída próxima à moto. Logo eles pararam para prestar socorro e perceberam os animais soltos, próximos à pista. “Nós estávamos fazendo captura de animais de pequeno porte, igual fazemos sempre. Nós estávamos na Nova Marabá, eram 6 horas da manhã, quando a gente estava para ir para a Liberdade, aí a gente encontrou o rapaz. Nós não vimos a vaca atravessar, mas o rapaz já estava jogado aí ao lado da moto”, confirmou Estela Barroso, médica veterinária.
Depois de ajudar Jaberson, os agentes do CCZ amarraram os animais para coloca-los na carrocinha, como apenas o bezerro coube dentro do veículo, uma vaca foi amarrada à ele e a outra foi tocada durante todo o percurso até o cercado, na Folha 33, onde costumam ficar. A ação foi acompanhada pelo órgão e causou lentidão no trânsito no entorno do bairro. “A nossa responsabilidade agora é retirar os animais, porque eles são criados dentro da cidade, então isso não pode ocorrer”. O proprietário será penalizado pelo ocorrido e a multa junto ao CCZ custa por volta dos R$170.
Geralmente, o Centro de Zoonoses recolhe até três animais de grande porte, por dia, das ruas de Marabá. A Polícia Rodoviária Federal também esteve no local logo após o acidente e registrou um boletim de ocorrência. (Nathália Viegas)