Correio de Carajás

Usina da Paz já atende a comunidade de Marabá

Novo espaço de cidadania já é bastante procurado pela comunidade do Núcleo Cidade Nova com vários cursos, serviços de saúde e esporte

No segundo dia de funcionamento, população busca Usina da Paz e já garante matrículas em cursos/ Fotos: Evangelista Rocha

Inaugurada pelo governador Helder Barbalho no último sábado, 22, a Usina da Paz de Marabá já está de portas abertas para a comunidade. Localizada na Avenida Sororó, no Bairro Jardim União, o complexo possui uma área construída de mais de 10 mil metros quadrados, com um padrão moderno e funcional.

Com mais de 70 serviços gratuitos ofertados à população – nas áreas da saúde, educação, assistência social, cultura, esporte e lazer – o projeto do Governo do Pará é coordenado pela Secretaria de Estado de Articulação da Cidadania (Seac).

Considerado o maior projeto de inclusão social do mundo, a Usina da Paz traz uma estratégia inovadora na esfera da segurança pública e promoção da cidadania, pois desempenha um papel fundamental pela sua localização em áreas vulneráveis nos âmbitos social e econômico.

Leia mais:

Para o coordenador da Usina da Paz de Marabá, coronel Araújo, o projeto veio para melhorar e oportunizar melhores condições de vida para a comunidade do entorno.

“Estamos no segundo dia de funcionamento, com portas abertas, e a população está se fazendo presente, procurando os cursos e os atendimentos médicos. Isso é maravilhoso. Espero que muito em breve, todos esses espaços estejam tomados pelas pessoas, que elas possam usufruir de todos os serviços que estamos ofertando”.

“Espero que as pessoas possam usufruir de todos os serviços que estamos ofertando”

A Reportagem conversou com Josane Feliciano, moradora do Bairro Jardim União. Expressando entusiasmo com a Usina da Paz na comunidade, ela conta que o projeto trouxe valorização para os moradores. “A estrutura em si já diz tudo. A Usina veio para nos valorizar como ser humano, a gente se sentia abandonados”

Josane destaca os benefícios que a Usina da Paz trará para a região, principalmente para a juventude. Ela já matriculou seu filho de 12 anos no curso de informática, aproveitando a oportunidade de deixá-lo em um ambiente seguro e educativo no contraturno da escola regular.

Em nome da comunidade, Josane demonstra o orgulho em morar ao lado da Usina da Paz: “Tenho certeza de que todos os moradores, assim como eu, estão orgulhosos de morar ao lado da Usina da Paz.”

Para a moradora Josane Feliciano, a Usina trouxe valorização para a comunidade, que se sentia abandonada

Por fim, ela compartilha que irá realizar um sonho antigo, que graças a Usina vai se tornar realidade. “Ontem, arrumando minhas coias no guarda-roupa, vi uma roupa antiga e pensei ‘tenho há tanto tempo essa blusa, se soubesse costurar ia dar outra cara pra ela’. E hoje vim aqui ver, e já me matriculei no curso de costura. Agora só esperar iniciar a turma. Além de mãe, esposa, dona de casa e vendedora, vou virar costureira. E quero comprar uma máquina de costura pra mim”, disse, entusiasmada.

A Usina da Paz representa valorização da região e oportunidades para a comunidade, com ofertas de cursos e prestação de serviços totalmente gratuitos.

Com seus 74 anos de idade, Maria Alvise ficou encantada com a Usina da Paz. A idosa expressa o desejo de ter tido acesso a um espaço como aquele em sua juventude. “No meu tempo, essas coisas não existiam. Gostaria que tivessem existido quando eu era mais jovem, porque eu teria aproveitado muito. Os jovens de hoje precisam valorizar e aproveitar essa oportunidade. Aqui é lindo demais e vai melhorar muito a vida de todos os moradores dos bairros aqui da região. Tenho um neto autista e quero muito trazê-lo para cá para participar das atividades”, disse ela.

Maria Alvise: “Ganhei uma máquina de costura dos meus filhos e quero fazer o curso para aprender e não deixar enferrujar”

Ao ser questionada sobre os cursos que pretende fazer no complexo, Maria revelou que se inscreveu em hidroginástica e no curso de costura, um desejo antigo. “Ganhei uma máquina de costura dos meus filhos e quero fazer o curso para aprender e não deixar enferrujar”, completa, aos risos.

 

 

ALGUNS SERVIÇOS DA USINA DA PAZ

 

Balcão Cidadão Fundação Parapaz

– Carteira do ID Jovem;

– Emissão do Número de Identificação Social (NIS)

– Carteira de Trabalho Digital (CTPS)

– Cartão do SUS

– CPF (2ª via)

– Orientação do cadastro no e-título

– Carteira do idoso (nacional)

Escritório Social: SEAP

 

Atendimento a pessoas egressas do Sistema Prisional, seus familiares e familiares de pessoas privadas de liberdade

– Psicologia

– Assistência Social

 

Balcão Cidadão Cosanpa

– Atualização e pré-cadastro

– Negociação de débitos

– Demais serviços

 

Curso de Gastronomia

– Cozinha básica

– Curso profissionalizante de panificação

– Formação em cozinha mineira

 

Musicalização infantil, infantojuvenil e adulto

 

 

(Ana Mangas)