Correio de Carajás

Urnas trocadas, filas e atrasos marcam eleição para o Conselho Tutelar de Jacundá

Foto: Divulgação

A votação para a escolha dos membros do Conselho Tutelar de Jacundá foi estendida até às 19h deste domingo (1º) devido a um equívoco na distribuição das urnas eletrônicas. O problema foi descoberto quando as seções foram abertas para o início da votação, às 8h.
O eleitorado de 30.730 votantes foi dividido em 10 seções eleitorais, sendo seis na cidade e quatro na zona rural. Às 5h deste domingo, conforme o planejado, as urnas foram distribuídas pela Comissão Eleitoral Especial. No entanto, ao iniciar a votação, verificou-se que várias urnas haviam sido trocadas de lugar. Por exemplo, a urna destinada à Vila Limão foi entregue na Vila Santa Rosa, que está a cerca de 150 quilômetros de distância, enquanto a urna da Vila Pajé foi entregue na Vila Limão. Problemas semelhantes foram registrados em urnas da cidade. A situação causou atraso e longas filas se formaram nas seções eleitorais.
Após a descoberta do problema, a comissão eleitoral emitiu uma nota afirmando que “problemas na distribuição das urnas eletrônicas, que seriam utilizadas pela primeira vez na escolha de conselheiros tutelares em Jacundá, provocaram o atraso no início da votação das eleições no município”. Diante dessa situação, o horário de encerramento da votação, originalmente previsto para 17h, foi estendido em duas horas, passando agora para as 19h. (Antonio Barroso – Freelancer)

Fotos: Divulgação