Correio de Carajás

Universidade irlandesa ofertará graduação em ‘influenciador digital’ a partir de 2024

Entre os temas abordados durante a graduação, estarão na lista de competências, habilidade empresariais, edição de vídeo e áudio, estudo culturais críticos e redação criativa

Cursos será o primeiro do país a formar profissionais 'influenciadores digitais' Foto: Shutterstock

A Southeast Technical University, da Irlanda, ofertará o primeiro curso superior do país para as pessoas que sonham em se tornar influenciador digital. A graduação terá o título de “Bacharelado em Criação de Conteúdo e Redes sociais”.

Segundo noticiado pela BBC, a universidade abrirá inscrições para o curso já em novembro desse ano, e as aulas começarão em setembro de 2024. Entre os temas abordados durante a graduação, estarão na lista de competências, habilidade empresariais, edição de vídeo e áudio, estudo culturais críticos e redação criativa.

A professora de mídia e comunicação da universidade, Eleanor O´Leary, comentou sobre o crescimento de interesse na área, tanto por parte de potenciais estudantes, como de empregadores. Em entrevista à rádio irlandesa RTÉ, a profissional argumentou sobre a criação do curso.

Leia mais:

O´Leral afirmou que esta “é uma área que possui um conjunto específico de competências”. Em consonância com isto, reiterou: “baseia-se nos meios de comunicação existentes, nas relações públicas e nas competências de marketing, mas é também uma área nova em si”.

Ela ainda comentou sobre o fato de algumas pessoas se tornarem influenciador quase por acidente e, segundo a professora, o curso servirá para educar os alunos sobre como manter uma audiência e como trabalhar como empresas para monetizá-la.

“Como alguém que ‘descobre’, criando conteúdo em casa ou sozinho, é possível que você não entenda toda aquela parte da indústria onde há contratos, agências e empresas envolvidas”, justificou a professora.

Nova profissão
Conforme dados divulgados pela BBC, desde 2019, o valor do setor digital duplicou globalmente e hoje está entre 14 bilhões e 16 bilhões de euros (entre R$ 85 bilhões e 98 bilhões) em todo o mundo.

O curso “Bacharelado em Criação de Conteúdo e Redes sociais” terá duração de quatro anos, assim como as graduações tradicionais. A universidade afirma que formandos da área estarão preparados para trabalhar por conta própria como influenciador freelancer ou criando conteúdo para uma empresa ou organização.

(Fonte: Diário do Nordeste)