Correio de Carajás

Unifesspa: Reitor quer ofertar 17 novos cursos de pós-graduação no próximo ano

Em comemoração ao 5º ano da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, o reitor Maurílio de Abreu Monteiro concedeu coletiva na manhã desta quinta-feira (14) à imprensa de Marabá. Durante o evento, ele apresentou um balanço das atividades realizadas ao longo dos últimos cinco anos e falou sobre a ampliação da oferta de cursos e vagas na instituição. A entrevista faz parte da programação alusiva ao aniversário da universidade, que conta também com exposições artísticas, inauguração de prédios e apresentações culturais.

A “menina” Unifesspa, como diz Maurílio, avançou em muitas áreas desde a sua criação, em 2013, e hoje soma mais de 1.500 diplomas entregues em diversas áreas do conhecimento e quase seis mil alunos em formação nas três unidades de Marabá e nos campi de Xinguara, Rondon do Pará, São Félix do Xingu e Santana do Araguaia. “Nós somos uma universidade regional e estamos nos consolidando enquanto uma universidade diversa, inclusive. Já temos aqui 200 alunos indígenas e quilombolas e isso é muito importante. Para vocês terem uma noção, daqui da universidade, 80% do corpo de discente é negro ou pardo”, destaca. A previsão dele é que em 15 anos, a instituição tenha emitido 100 mil diplomas.

A coletiva foi concedida pelo reitor da universidade, Maurílio Monteiro, e contou com a presença dos pró-reitores da instituição

A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará foi criada em 5 de junho de 2013, após a ex-presidente da República Dilma Rousseff sancionar a Lei Federal n.º 12.824, e hoje conta com 40 cursos de graduação, sete de mestrado e três de doutorado, estes em parceria com outras instituições. “Hoje, nós temos 10 cursos de pós-graduação, nós já pedimos para a CAPES para ter no ano que vem pelo menos 17 novos cursos de mestrado e doutorado”, confirma. A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é vinculada ao Ministério da Educação e responsável pela expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu dentro das universidades públicas federais.

Leia mais:

Investimentos

Embora Maurílio tenha lamentado os efeitos negativos da Emenda Constitucional 95, que instituiu o teto de gastos e restringiu, por vinte anos, investimentos federais em áreas como segurança, saúde, educação e assistência social, ele declarou que a Unifesspa tem uma “firmeza estratégica”, que garante o desenvolvimento da instituição. “Essa firmeza estratégica está na nossa convicção, de que a jovem Unifesspa é e deve se manter enquanto uma instituição social com autonomia intelectual e que tem cada vez mais que se afirmar como pública, democrática e diversa”.

Programação

Programação do dia 15 (Sexta-feira)

10h – Inauguração dos prédios Administrativo e Multiuso – Auditório da Unidade III do Campus de Marabá

11h – Inauguração do Painel Artístico do ILLA – Parte externa do Prédio Multiuso da Unidade III do Campus de Marabá

16h – Recepção Musical (Grupo de Corda da Casa da Cultura) – Auditório da Unidade III do Campus de Marabá

16h30 – Abertura (Com apresentação do Coral da Unifesspa) – Auditório da Unidade III do Campus de Marabá

17h – Solenidade Oficial Auditório da Unidade III do Campus de Marabá

18h30 – Lançamento da campanha audiovisual “Iguais na Diversidade” – Auditório da Unidade III do Campus de Marabá

19h – Lançamento do Selo Comemorativo dos 5 Anos – Praça Externa

19h30 – Parabéns – Praça Externa

19h45 – Coquetel – Praça Externa

19h45 até às 22h – Apresentações Culturais dos grupos: Choro em Harmonia, Meury e Athos Pedrosa (voz e violão), Aedo XXI (música, poesia e percussão) e Ítalo Almeida (voz e violão) – na Praça Externa

 

(Nathália Viegas)