Um abraço em torno do prédio multifuncional da Unidade III do Campus Marabá da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) celebrou, na tarde desta quarta-feira (5), o aniversário de seis anos de criação da instituição. Participaram do gesto simbólico estudantes, professores e técnicos vinculados à universidade, além de membros da comunidade que defendem o ensino superior público e de qualidade.
O reitor da Unifesspa, Maurílio Monteiro, comentou que a data é comemorativa, mas também um momento de reflexão. “Estamos com alegria comemorando o sexto aniversário da universidade que já nasceu diversa. Já entregamos mais de 2 mil profissionais de diversas áreas, engenharias, artes visuais… e é motivo de orgulho e alegria para todos nós”, comentou.
Destacou, entretanto, a dificuldade encarada diante do bloqueio, anunciado pelo Ministério da Educação no final de abril, de uma parte do orçamento das universidades e institutos federais de ensino do país, alegando contingenciamento.
Leia mais:“É motivo de reflexão na medida que houve bloqueio de 40% do nosso orçamento e estamos preocupados com isso, mas estamos convictos da mobilização da sociedade para que possamos reverter esse bloqueio e continuar a nossa trajetória e fazer valer o desejo de uma região que quer ter no seu entorno a possibilidade de formar profissionais qualificados em uma universidade pública de qualidade”, declarou.
Foi apresentado, ainda, o quadro orçamentário da universidade e de que forma pretende-se enfrentar a crise, além do lançamento de uma campanha demonstrando o impacto social da universidade na região sul e sudeste do Pará.
Serão exibidos vídeos com exemplos concretos de como a Unifesspa vem transformando a vida de milhares de pessoas e da sua importância para o desenvolvimento do sul e sudeste do Pará, sendo que os campi da universidade estão também em Santana do Araguaia, Xinguara, Rondon do Pará e São Félix do Xingu.
A Unifesspa foi criada em 6 de junho de 2013, pela Lei Federal Nº 12.824, de 5 de junho de 2013, a partir da estrutura da Universidade Federal do Pará (UFPA), a partir do Campus de Marabá. (Luciana Marschall – com informações de Evangelista Rocha)