Correio de Carajás

Unifesspa: Documentário mostra perfil dos estudantes

Documentário mostra perfil dos estudantes
Pesquisa foi realizada para entender o perfil dos alunos/ Foto: Divulgação
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

A série audiovisual “Perfil dos Estudantes da Unifesspa” foi produzida pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (Proex), da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) para divulgar dados levantados pela V Pesquisa do Perfil Socioeconômico e Cultural dos Estudantes de Graduação das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), realizado em 2018.

A Unifesspa já participou de duas das cinco edições da pesquisa realizada pelo Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Estudantis (Fonaprace) da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), que iniciou no fim dos anos 1990. Por traçar o perfil do estudante de ensino superior das universidades federais, a pesquisa é a mais ampla fonte de dados para auxílio na construção e fortalecimento de políticas públicas de acesso e permanência no ensino superior.

A pesquisa

Leia mais:

Participaram da pesquisa, feita em plataforma online em 2018, as 63 universidades federais e dois Centros Federais de Educação Tecnológica (CEFET), atingindo a 35,34% dos estudantes.

De acordo com o Relatório Executivo, publicado em maio de 2019 pela Andifes, “a democratização do acesso ao ensino superior, resultante da ampliação do número de Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), cursos e vagas, da interiorização dos campi das mesmas instituições, da maior mobilidade territorial via ENEM/SISU e da reserva de vagas para estudantes com origem em escolas públicas, por meio de cotas (Renda, PPI – pretos, pardos e indígenas – e Pessoas com Deficiência), modificou radicalmente o perfil da recente geração de discentes dos cursos de graduação das universidades federais e dos Cefets MG e RJ”, diz o documento.

É um impacto geracional. A maioria dos estudantes nas IFES são os primeiros de suas famílias a entrar em uma universidade pública federal; sua maioria veio de escola pública; e, também são os filhos e filhas de trabalhadores, já que a renda mensal bruta do grupo familiar é para 70% dos estudantes de até 1 salário mínimo e meio.

Outros dados apresentados, falam do envolvimento dos estudantes nas atividades de ensino, pesquisa e extensão e as dificuldades que impactam no desempenho acadêmico. Fatores como situação de violência, discriminação e preconceito, problemas de saúde, adaptação ao espaço universitário e novas situações foram citados, sendo citados como maior problema as dificuldades financeiras e falta de disciplina para estudar.

Na Unifesspa

Foi de quase 25%, universo de 5.190 estudantes, o percentual de participação da Unifesspa na V Pesquisa do Perfil Socioeconômico e Cultural dos Estudantes de Graduação das IFES.

Quase 80% dos estudantes da Unifesspa declararam ter até um salário mínimo e meio como renda bruta mensal. Eles são em sua maioria do sexo feminino, declarados de cor parda, além de brancos, amarelos, e indígenas aldeados ou não aldeados e pretos quilombolas e não quilombolas.

Mais de 80% também vêm de escola pública frente aos 13% que cursaram o ensino médio somente em escola particular. Do acesso por cota, a pesquisa identificou que na Unifesspa a mais utilizada é justamente a de escola pública, seguida pelo acesso por se declarar preto, pardo ou indígena, renda bruta per capta igual ou inferior a 1,5 SM, por deficiência ou outras cotas.

SAIBA MAIS

Outros dados podem ser conferidos na série Perfil dos Estudantes da Unifesspa. Eles estão diluídos em legendas nos vídeos ou nos relatos dos estudantes nos oito episódios produzidos pela Proex/Unifesspa.

(Karine Sued)

Mais

DMTU faz o lançamento do Movimento Maio Amarelo

DMTU faz o lançamento do Movimento Maio Amarelo

Com o objetivo de colocar em pauta o tema da segurança viária, o Movimento Maio Amarelo nasce com a proposta…
Dia 10 de maio marca a emancipação de oito municípios da região

Dia 10 de maio marca a emancipação de oito municípios da região

Esta segunda-feira, 10 de maio, será um feriado especial para muitas cidades do Pará. Mais precisamente para 15 municípios, que…
DMTU esclarece suposta “casinha” feita por agente de trânsito

DMTU esclarece suposta “casinha” feita por agente de trânsito

Desde o final da noite de quarta-feira (5), o nome do agente de trânsito Etervan Ferreira Sousa está circulando em…
Sespa divulga orientações sanitárias para o Dia das Mães, com base em protocolos sanitários

Sespa divulga orientações sanitárias para o Dia das Mães, com base em protocolos sanitários

Para reduzir os riscos de propagação da Covid-19 durante as celebrações pelo Dia das Mães, a Secretaria de Estado de…
ONU pede investigação imparcial sobre operação no Jacarezinho

ONU pede investigação imparcial sobre operação no Jacarezinho

O Alto Comissariado da Organização das Nações Unidas (ONU) para Direitos Humanos, com sede em Genebra, na Suíça, pediu hoje…
Covid-19: mortes seguem caindo lentamente, mas casos voltam a subir

Covid-19: mortes seguem caindo lentamente, mas casos voltam a subir

As mortes por covid-19 no Brasil têm apresentado uma leve tendência de queda, segundo dados do Boletim Epidemiológico do Ministério…