A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) está com inscrições abertas para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) a partir de hoje, sexta-feira, 17, até a próxima terça-feira, 21. No total, são 1.360 vagas distribuídas em diversos campi, abrangendo uma ampla gama de 40 cursos de graduação.
Em entrevista para o CORREIO, a professora Maura Pereira dos Anjos detalha os números e as novidades para o ingresso na instituição superior. “São 472 vagas para ampla concorrência, que incluem também pessoas com deficiência, e 888 destinadas às cotas, voltadas para estudantes de escolas públicas, indígenas, quilombolas e pessoas autodeclaradas negras”.
Ela também explica que a maior parte das vagas está nas três unidades de Marabá, com 900 oportunidades em cursos como Direito, Pedagogia, Psicologia, Ciências Biológicas, Engenharia Civil, entre outras.
Leia mais:As demais vagas estão distribuídas entre os campi de Rondon do Pará, com 120 vagas em Jornalismo, Ciências Contábeis e Administração; Xinguara, com 150 vagas para os cursos de Zootecnia, Medicina Veterinária, História e Geografia; e no município de São José do Xingu, onde são oferecidas 90 vagas em Engenharia Florestal, Letras e Biologia.
Em Santana do Araguaia, a Unifesspa disponibiliza 100 vagas para Engenharia Civil, Arquitetura e Matemática. Ao todo, a universidade oferece 40 cursos de formação, que vão de licenciaturas a bacharelados.
CURSOS MAIS PROCURADOS E NOVIDADES DO SISU
Cursos de Pedagogia, Direito, Psicologia e Ciências Biológicas estão entre os mais concorridos, de acordo com a professora. Além disso, ela revela que o Sisu deste ano traz uma mudança importante para os candidatos: “O estudante poderá concorrer simultaneamente pela ampla concorrência e pelas cotas. Se ele tiver a nota necessária para ampla concorrência, ele entra, mas, se não tiver, continua concorrendo pelas cotas. Isso amplia as chances de ingresso”, explica Maura.
Maura também destacou a relevância do ensino superior para a região. “A educação superior é a possibilidade de construir uma sociedade mais justa e menos desigual. A Unifesspa tem sido uma grande indutora do desenvolvimento regional e de políticas sociais”, conclui, enfatizando que essa é a oportunidade de mudar a realidade através da educação.
COMO SE INSCREVER?
Os interessados devem acessar o site oficial do Sisu: https://sisualuno.mec.gov.br/#/em-manutencao, escolher até duas opções de curso e acompanhar as chamadas subsequentes. Caso não sejam selecionados na primeira chamada, podem se inscrever na lista de espera, aumentando as chances na segunda, terceira e quarta chamadas.
Para mais informações, a Unifesspa disponibiliza o Instagram oficial @unifesspa ou o site do Centro de Processos Seletivos (CEPS).
(Milla Andrade)