O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur) realizam, desde esta segunda (18) até sexta-feira (22), uma missão em Belém e Santarém para saber como essas duas cidades estão acolhendo os migrantes que fugiram da miséria na Venezuela. O objetivo é oferecer algumas metodologias de ações emergenciais para acolhimento e refúgio.
Na programação, haverá reuniões com equipes municipais e estaduais da assistência social, saúde e educação, além de visitas aos espaços de acolhimento e realização de oficinas. A proposta é conduzir um diagnóstico no terreno e construir um plano de ação focado no abrigamento e acesso às políticas públicas.
A agenda tem parceria das Prefeituras de Santarém e Belém. Também estão sendo envolvidos os Ministérios Públicos Federal e Estadual e do Trabalho e Defensorias Pública Federal e Estadual, Cáritas, Só Direitos, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa).
Leia mais:Segundo a Polícia Federal, cerca de 100 mil cidadãos venezuelanos se encontram no Brasil, tendo como principal ponto de entrada Pacaraima (RR). Desses, cerca de 300 já passaram por Santarém e 190 estão em acolhimento municipal e mais de 400 encontram-se em Belém. (Fonte:G1)