Correio de Carajás

União Nacional das Escolas Famílias Agrícolas elege nova diretoria

Última Conferência Nacional da pedagogia da alternância, realizada em Salvador-BA

Nesta terça-feira, dia 5 de setembro, a União Nacional das Escolas Famílias Agrícolas do Brasil realizou sua 15ª assembleia geral para eleger a nova diretoria e o conselho fiscal da entidade. O evento ocorreu de forma online, com representantes de várias partes do País, inclusive do sudeste do Pará.

Simone Sousa de Almeida, da UAEFAMA, foi eleita presidente para um mandato de quatro anos. Junto com ela, a vice-presidente Vicença Alves das Neves, também da UAEFAMA; 1º Secretário será Geraldo Pereira Ramos, da AMEFA e 1º Tesoureiro Idalgizo José Monequi , do MEPES.

Para o conselho fiscal o primeiro efetivo é Alzimiro Domingos da Silva Filho, da IBELGA; segundo efetivo Rivelino Sebastião Neto Freitas, da AEFARO; terceiro efetivo Marilene Bispo, da REFAISA.

Leia mais:

Ainda são membros do Conselho de Administração: Adevanildo Lopes da Cruz, da AECOFABA; Rogério Jesus dos Santos, da AMEFA; José Claudino Capelini, da MEPES; Crispim Ribeiro da Silva, da REFAISA. A Comissão Eleitoral foi presidida por Adair Pozzebon, da AGEFA.

Na pauta da Assembleia foram discutidos e aprovados o Relatório de Atividades, o Plano de Ação e Prestação de Contas do quadriênio 2019 a 2023.

Estão previstas a realização da II Conferência Nacional da Pedagogia da Alternância, em maio 2024, organização de Equipe Pedagógica Nacional (EPN), publicação de livros, entre os quais “Mediações pedagógicas e didáticas”, ativar a assessoria de comunicação com retomada do site da entidade, e maior articulação com o Governo Federal, com uma agenda mais efetiva no debate e implementação das políticas da educação do campo com a pedagogia da alternância.

A presidente da UNEFAB, agricultora familiar Simone Sousa de Almeida, de 36 anos de idade, é oriunda da EFA de Grajaú, no Maranhão, e aponta os desafios e áreas em que pretende atuar; “é uma honra presidir essa entidade e agradeço a Deus, por essa oportunidade de participar deste evento da UNEFAB. Agradeço meus companheiros da UAEFAMA. Aceitei o desafio com intuito de fazer com que a educação do campo seja ainda mais fortalecida. Estamos prontos para construirmos uma pedagogia da alternância forte e qualificada”, sustentou.

A nova presidente da UNEFAB, Simone Almeida acaba de ser premiada pelo Sebrae do Maranhão

Joel Duarte Benísio (MEPES), membro da equipe pedagógica nacional que vem atuando na UNEFAB desde 2012, avaliou que as perspectivas apontam para um fortalecimento político e pedagógico na relação com o Governo Federal, imbricado nas experiências nos estados de gestões comunitárias, democráticas e populares, reverberando condições de oferecer uma educação contextualizada através da Pedagogia da Alternância numa perspectiva Agroecológica, inferindo nas políticas públicas, dando sustentabilidade ao movimento EFA.

O educador Damião Santos, que já atuou na EFA da Região de Marabá-Pará em dois momentos (1993-2004; 2013-2020) atualmente é extensionista rural da EMATER-PARÁ, e parabenizou a nova diretoria da UNEFAB e fez um convite para o seminário: Memória, Diálogos, Juventude e Futuro da Pedagogia da Alternância no Sudeste do Pará. “A ideia é comemorar 30 anos desta experiência educativa e o evento será realizado em Marabá no período de 20 a 22 outubro, com palestras, encontros, exposições e momentos culturais. O objetivo é o fortalecimento das organizações que utilizam a pedagogia da alternância fundamentada na educação do campo”, disse ele.

Saiba mais

A União Nacional das Escolas Famílias Agrícolas do Brasil (UNEFAB) foi criada em 1982. De lá para cá já são 41 anos de caminhada. Ela é formada por organizações regionais: Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo (MEPES), Regional das Associações dos Centros Familiares de Formação por Alternância do Espírito Santo (RACEFAES), Associação das Escolas Comunidades das Famílias Agrícolas da Bahia (AECOFABA), Rede das Escolas Famílias Agrícolas Integradas do Semiárido (REFAISA), Associação Mineira das Escolas Família Agrícola  (AMEFA), a Associação Regional das Escolas Família Agrícola do Piauí (AEFAPI), Associação das Escolas Família Agrícola de Rondônia (AEFARO), Rede das Associações das Escolas Famílias Agrícolas do Amapá (RAEFAP), Associação das EFAs do Estado de Goiás (AEFAGOIAS), Instituto Bélgica Nova Friburgo – Rio de Janeiro (IBELGA), União das Associações das Escolas Famílias Agrícolas do Maranhão (UAEFAMA), Associação Gaúcha Pró-Escolas Famílias Agrícolas (AGEFA).

Os estados do Pará, Ceará, Tocantins, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul têm EFA´s que são filiadas à UNEFAB, mas não possuem organização regional.