Está formalizado o registro de quatro postulantes à Prefeitura Municipal de Goianésia do Pará. A eleição suplementar definida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) será realizada no dia 3 de outubro. O prazo para as convenções partidárias encerrou no dia 9 de agosto e, no dia 14 de agosto, terminou o prazo para os partidos eleitorais apresentarem os pedidos de registro de candidatura.
Estão na disputa os candidatos Acácio Rodrigues Barros (Patriota); Gilmara Paulucio (Cidadania); o prefeito interino e vereador Francisco David Leite Rocha (MDB/Coligação Goianésia em um só coração); e Francisco Eduardo Oliveira Silva (Solidariedade/Coligação novos tempos para Goianésia). Os quatro vão disputar os votos de 21.409 eleitores registrados na 103ª Zona Eleitoral.
Segundo Emílio Cézar Oliveira Von Randow, chefe do Cartório da 103ª Zona Eleitoral, “os candidatos escolhidos em convenção requereram à Justiça Eleitoral o seu registro de candidaturas. Uma vez protocolado o pedido de registro, ele é processado e julgado pelo Juízo da 103ª ZE/PA nos termos da legislação em vigor”, explicou.
Leia mais:De acordo com o calendário eleitoral, os resultados dos julgamentos serão divulgados até 13 de setembro.
Conforme a Resolução nº 5.684/2021, as eleições suplementares para os cargos de prefeito e vice-prefeito do município de Goianésia do Pará serão realizadas no dia 3 de outubro de 2021 (domingo), no horário das 7 às 17h.
Entenda:
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) indeferiu o registro de Itamar Cardoso do Nascimento (Avante) ao cargo de prefeito. Ele obteve 40,17% dos votos na eleição de 2020. O entendimento foi de que o político não poderia se candidatar ao pleito por estar inelegível por oito anos devido à rejeição de contas por irregularidades insanáveis que configuraram atos dolosos de improbidade administrativa quando ocupava a Prefeitura em gestão anterior. As irregularidades foram detectadas pelo Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) em convênios do município. O segundo colocado, o ex-prefeito Ribamar Lima teve 33,55%. (Antonio Barroso – com informações da Ascom do TRE-PA)