Correio de Carajás

Uma carta à professora Edna Lemos

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Mensagem para minha Tia-prima, Edna Alair Lemos e Silva, nasceu em 16/04/1929, em Tocantinópolis (antigo estado de Goías) e faleceu em 11/03/2020, em Itupiranga. Foi a primeira dama da cidade, casada com o saudoso Gentil Bittencourt Cohen, o primeiro prefeito de Itupiranga, em 1948.

Foi uma professora modelo, histórica, ao longo de 75 anos; também teve a oportunidade de servir como secretária de Educação. Autora do Hino do município de Itupiranga. Dedicou a sua vida à igreja, especialmente à catequese, como também, foi militante ativa de causas sociais pelo grupo intitulado “Mulheres em ação”. Enfim, foi uma mulher exemplar. Deixa um legado histórico, social e educacional relevante ao município de Itupiranga.

IN MEMÓRIAM

Leia mais:

“Edna, querida, ou Edinha, na intimidade, no dia do teu falecimento não me expressei publicamente por estar muito abalada com a tua partida, pois acompanhei tudo de perto desde a internação até tu vires a óbito. Dei tudo de mim, junto ao Elson e Carmita, entrando em contato com autoridades do poder público e eclesiásticas para encaminhá-la para o Hospital Regional, tudo para te salvar, porque eu pressentia a tua vontade de viver pela linguagem mínima que tinha conosco: um aceno da mão direita, o balbucio rouco e o movimento do pé direito. Então, esses sinais nos davam a esperança de vida, e isso nos inquietava e impulsionava a continuar a dar pressão à direção do hospital.

Mas, tudo foi em vão, nada deu certo. O destino foi atroz… o caminho já estava traçado por Deus e te levou do seio da família Lemos.

Edna, amada, tu foste a matriarca da família Lemos e representaste esse papel com muito brilho. Foste uma mulher de luz, de força, de fé e muita sabedoria… Inspiradora para a tua geração, e serás para as novas gerações Lemos e para a comunidade itupiranguense.

Apesar dos teus quase 91 anos de idade, prestes a fazer em 16 de abril, tu tinhas uma aparência jovem (de 70 anos de idade) dada a vida ativa que levavas: ora de catequista, ora costureira, ora ministra da eucaristia, ora professora, ora escritora, ora historiadora viva, com agenda de entrevistas de alunos e repórteres,  ora coordenadora e engajada em projetos sociais com mulheres e jovens da comunidade; e fechando a página da tua trajetória, a ação mais bonita que presenciei foi a de ser avó e mãezona devotada pela Carmita, o Elson, a Tetê, todos os afilhados e a comunidade que amaste em vida.

Edna, tu partiste para outro plano astral e espiritual para atender a um chamado de Deus, que com um currículo de vida que tu tiveste e o tempo de missão quase secular, aqui na terra, certamente, Ele, o nosso Pai, te queria de volta para uma nova caminhada, porque tu fostes e és especial no céu.

Essa minha consciência tranquila de tua partida foi a força da oração que eu rezei a Nossa Senhora e ela confortou minha alma.

Sei que tu partistes realizada, serena e feliz, observada na tua fala do último testemunho que tu deste numa festa de aniversário.

Quero te dizer, Edinha, que tu cumpristes a tua missão lindamente, com dignidade, brilho, maestria e honradez. Não existiu e nem existe uma pessoa humana, com uma trajetória tão rica e histórica na cidade de Itupiranga.

Tu, Edna, querida, deixas uma memória histórica, social, literária, educacional e missionária relevante ao município de Itupiranga, que todos devem se orgulhar.

Edinha, teu espírito altruísta continua vivo entre nós, apesar da partida… Sei que vou te encontrar sempre nas flores do teu jardim, quando eu for à Itupiranga.

Edna, no último dia 11 abril transcorreram 30 dias que alçaste voo para o alto dos céus, bem longe, como um passarinho migrante, que se foi e não voltou. Apenas deixando-me a suave lembrança de pesar e saudades incontidas.

Descansa em paz e na glória do Senhor Deus.

Muita luz sobre ti!!! (Célia Lemos)

Comentários

Mais

Covid-19: Profissionais da indústria serão vacinados em Marabá

Covid-19: Profissionais da indústria serão vacinados em Marabá

A Prefeitura de Marabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vai aplicar a primeira dose da vacina contra a…
CNPq identifica problema e vai retomar funcionamento de plataformas

CNPq identifica problema e vai retomar funcionamento de plataformas

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) informou hoje (27) que identificou o problema que está causando indisponibilidade…
Pará recebe mais 180 mil doses de vacinas contra covid-19, nesta terça-feira (27)

Pará recebe mais 180 mil doses de vacinas contra covid-19, nesta terça-feira (27)

O Pará recebeu, na tarde desta terça-feira (27), mais uma remessa de vacinas contra a Covid-19. São 180.100 mil doses…
Magalu compra Sode, plataforma que faz entregas em até uma hora

Magalu compra Sode, plataforma que faz entregas em até uma hora

O Magazine Luiza (MGLU3) anunciou na noite de segunda-feira (26) que concluiu a aquisição da Sode Intermediação de Negócios, uma…
MP promove curso para atuação da Rede de Proteção à Criança e Adolescente

MP promove curso para atuação da Rede de Proteção à Criança e Adolescente

Durante a manhã de sábado, (24) no salão do júri do Fórum da Comarca de São Geraldo do Araguaia ocorreu…
É falso que trilha sonora da ginasta Rebeca Andrade na Olimpíada seja homenagem a Bolsonaro

É falso que trilha sonora da ginasta Rebeca Andrade na Olimpíada seja homenagem a Bolsonaro

Falso São falsas postagens afirmando que a música utilizada pela ginasta Rebeca Andrade na classificatória da ginástica artística da Olimpíada…