Correio de Carajás

Última rodada do Parazão promete fortes emoções

Com jogos simultâneos, a briga por vagas nas quartas de final e a luta para evitar o rebaixamento intensificam-se neste domingo. Bragantino vive situação dramática.

Bola de futebol Penalty em pedestal no centro do gramado, com arco de campeonato ao fundo.
Quando os 12 times do Parazão entrarem em campo neste domingo, muita coisa estará em jogo/ Foto: Divulgação/FPF
Por: Chagas Filho
✏️ Atualizado em 14/02/2026 08h41

O Campeonato Paraense chega à última rodada da primeira fase, neste domingo (15), com mais dúvidas do que certeza. É claro que já existem times classificados e a briga contra o rebaixamento ainda não está definida, mas tem muita coisa em jogo ainda. O empolgante é que todos os jogos estão agendados para as 15h30, para que ninguém entre em campo sabendo o resultado das partidas em que são diretamente interessados.

O Cametá, líder da competição, assim como Tuna (2º), Remo (3º) e Castanhal (4º) estão matematicamente garantidos. Os times que figuram entre o 5º até o 8º lugar (todos com 7 pontos) também estão bem encaminhados, mas ainda precisam pontuar na última rodada para consolidar a classificação. São eles, pela ordem: Capitão Poço, Águia de Marabá, Paysandu e Santa Rosa.

As equipes do São Raimundo (em 9º) e Amazônia (em 10º) tanto podem se classificar como podem ser rebaixados. Situação um pouco pior vive o São Francisco, que está em 11º lugar, com 4 pontos, e tem uma chance muito remota de ficar em oitavo. Teria que vencer o clássico contra o São Raimundo e torce por tropeças de ao menos um dos times que está com 7 pontos; e do Amazônia, que tem 5.

Leia mais:

O caso mais desesperador da competição é do Bragantino, que terminou em primeiro na primeira fase do Parazão 2025, mas agora está segurando a lanterna da competição. O Tubarão de Bragança é o único time que ainda não venceu e soma apenas dois pontos. Precisa vencer uma embalada Tuna, que vem de 3 vitórias seguidas; e precisa torcer por derrotas do Amazônia e do São Francisco.

Ao final da sexta rodada, os oito primeiros colocados se classificam para as quartas de final, enquanto os dois últimos serão rebaixados. Já o 9º e o 10º colocados nem avançam de fase e nem caem.