Com a inauguração da Unidade Integrada de Segurança Pública (UISP), no núcleo São Félix, em Marabá, 20 pessoas foram contempladas com a emissão do documento de identidade nesta quinta-feira (12), através do projeto Delegacia Itinerante, realizado pela Polícia Civil. O posto fixo continuará atendendo a população do núcleo, além de Morada Nova e Murumuru, com mutirões que acontecerão de 8 às 14h, de segunda a sexta.
O novo órgão da região é uma reivindicação antiga, já que, anteriormente, as pessoas precisavam se deslocar até a Estação Cidadania do Shopping Pátio Marabá, na Nova Marabá. Logo, o público alvo são os moradores da zona rural e toda a margem direita do Rio Tocantins. O atendimento, que deverá ser ampliado, acontece após o agendamento no site https://agendamento.policiacivil.pa.gov.br/
Superintendente de Polícia Civil, o delegado Vinícius Cardoso explica que o mutirão de 20 emissões diárias é experimental. “A ideia é reestruturar esse posto para que a gente consiga contemplar um número maior de beneficiários”. Ele também reitera que, fazendo o agendamento, comparecendo no dia certo e com a documentação relacionada, o cidadão já sai com o documento de identidade em mãos.
Leia mais:DOCUMENTOS
Para a emissão de RG são necessários documentos como certidão de nascimento ou casamento original, duas fotos 3X4, comprovante de residência e CPF. Vale ressaltar que a primeira via é totalmente isenta de taxa. Já a segunda dispõe de uma taxa, com exceção no caso de roubo ou furto com o registro do Boletim de Ocorrência. Neste caso, é preciso procurar o posto de identificação num prazo máximo de 30 dias.
FACILIDADE
Primeiro a ser contemplado, o morador do Residencial Tiradentes, Raimundo Nonato, recebeu em mãos a segunda via do seu RG e disse estar muito satisfeito com o serviço. “Vim trocar minha identidade e é gratificante essa ideia. Nós precisávamos muito de uma unidade aqui para realizar esses serviços”.
Levando as duas filhas, dona Rosalina Correia de Souza conseguiu realizar a primeira via dos documentos das meninas. Insatisfeita com o longo tempo de espera na Estação Cidadania, devido à alta demanda existente no local, a marabaense levou menos de 40 minutos durante todo o serviço e se mostrou contente com a celeridade do processo.
A intenção da PC é realizar mais mutirões em outros bairros de Marabá para beneficiar a população de modo geral, além do projeto, visando reduzir a demanda da Estação Cidadania. (Thays Araujo)