Correio de Carajás

Uepa adota cotas étnico-raciais no Processo Seletivo 2023

Serão destinados 20% das vagas para os candidatos que se declararem como negros ou indígenas.

Foto: Free Pik

As inscrições para o Processo Seletivo 2023 da Universidade do Estado do Pará (Uepa) estão abertas e a partir deste ano, a instituição passa a implantar as cotas étnico-raciais no processo de seleção de novos alunos. Leia aqui o edital.

As vagas ofertadas são destinadas aos candidatos que já concluíram o ensino médio ou estão concluindo a última série do Ensino Médio ou equivalente, referente ao período letivo de 2022, e que vão participar do Exame Nacional do Ensino Médio 2022 nos dias 13 e 20 de novembro. Os candidatos que optarem pelo curso de Música precisarão realizar um Exame Habilitatório no dia 11 de dezembro.

Candidatos com hipossuficiência econômica, servidores da Uepa e seus dependentes, e Pessoas com Deficiência (PcD) podem solicitar a isenção da taxa de inscrição até o dia 6 de novembro. Para os demais, a taxa de inscrição é de R$60 e deve ser paga até o dia 18 do mesmo mês. A isenção será concedida, automaticamente, aos candidatos que solicitarem por terem concluído o Ensino Médio em instituições públicas de ensino localizadas no Pará.

Leia mais:

Este ano são 3.768 vagas, em 28 cursos, sendo 1.438 para a capital e 2.330 para o interior.

Cotas étnico-raciais serão implantadas no PS 2023

 

Este ano, serão implantadas as cotas étnico-raciais no processo de seleção de novos alunos. Serão destinados 20% das vagas para os candidatos que, no ato da inscrição, se declararem como negros ou indígenas e que cursaram ou estão concluindo integralmente o Ensino Médio em cursos regulares ou na modalidade Educação de Jovens e Adultos, em instituições públicas de ensino.

A resolução das cotas foi aprovada em dezembro de 2021 pelo Conselho Universitário (Consun) da Uepa, momento que se promoveu a escuta das lideranças indígenas e de movimentos sociais negros, além de representantes de outras instituições, que já adotam o sistema de cotas étnico-raciais, para que a equipe pudesse eleger o melhor modelo para a adoção das cotas.

A validação do candidato declarado negro será baseada no fenótipo, ou seja, nos traços físicos. Para os indígenas, além da avaliação da condição declarada, também será necessária a apresentação de um documento assinado por três lideranças locais ou políticas, devidamente reconhecidas, para que as fraudes sejam evitadas.

A Uepa também reserva 30% das vagas ofertadas para as cotas socioeconômicas, destinadas a candidatos que cursaram ou concluíram integralmente o Ensino Médio em cursos regulares ou na modalidade Educação de Jovens e Adultos em instituições públicas de ensino. Além disso, será atribuído um bônus de 10% sobre a média aritmética das notas obtidas no Enem 2022, aos candidatos que tenham declarado no ato da sua solicitação de inscrição que concluíram ou estão concluindo, no Estado do Pará, a última série do Ensino Médio (ou equivalente), ou ainda que obtiveram a certificação do ensino médio por meio de exames, expedida por instituição localizada no Estado do Pará.

O resultado final do Prosel 2023 será divulgado em uma data a ser definida, assim como o período de matrícula dos novos calouros e as chamadas subsequentes.

(Fonte:G1)