Correio de Carajás

U2 lança primeiro disco em quase 10 anos: ‘Resposta aos eventos atuais’

'Days of Ash' foi lançado de surpresa nesta quarta (18) com músicas sobre o ICE, Israel e Putin. Banda afirmou que lançará um álbum ainda este ano.

Bono do U2 cantando ao vivo em show com braço levantado.
U2 lança 'Days of Ash', primeiro de músicas inéditas em quase 10 anos — Foto: Brent N. Clarke/Invision/AP
✏️ Atualizado em 19/02/2026 15h33

Os roqueiros irlandeses do U2 lançaram na quarta-feira (18) sua primeira coleção de músicas inéditas em quase uma década, apresentando uma colaboração com o cantor Ed Sheeran e com um músico e soldado ucraniano.

O EP independente “Days of Ash” é “uma resposta imediata aos eventos atuais e inspirado pelas muitas pessoas extraordinárias e corajosas que lutam nas linhas de frente da liberdade”, de acordo com o site da banda.

“As faixas deste EP não podiam esperar; essas canções estavam impacientes para ganhar o mundo. São músicas de desafio e desânimo”, disse o vocalista Bono em um comunicado.

Leia mais:

“Yours Eternally” é uma colaboração com Sheeran e Taras Topolia, um músico ucraniano que se tornou soldado.

“Pergunte a qualquer pessoa na Alemanha Oriental, na Polônia ou na Letônia se eles acham que Putin vai parar na Ucrânia”, disse Bono à “Propaganda”, a revista de fãs da banda.

 

U2 lança 'Days of Ash', primeiro trabalho de músicas inéditas em quase 10 anos — Foto: Divulgação
U2 lança ‘Days of Ash’, primeiro trabalho de músicas inéditas em quase 10 anos — Foto: Divulgação

O EP também traz uma homenagem da banda a Renee Good, uma americana que foi morta a tiros por um agente federal enquanto protestava contra as operações do Serviço de Imigração e Alfândega (ICE) em janeiro. Na faixa de abertura, “American Obituary”, Bono canta: “Renee Good born to die free” (“Renee Good nasceu para morrer livre”).

A banda afirmou que lançará um álbum ainda este ano. Formado na década de 1970, o U2 tornou-se uma das bandas de rock mais proeminentes do mundo através de sucessos como “With or Without You” e de sua ativa militância pelos direitos humanos.

Bono, de 65 anos, é conhecido por seu ativismo para erradicar a pobreza e combater a AIDS e tem se manifestado abertamente contra as guerras na Ucrânia, no Sudão e em Gaza nos últimos anos.

“Song of the Future” homenageia uma adolescente que morreu enquanto protestava no Irã em 2022, enquanto “One Life at a Time” critica a atividade de assentamentos israelenses na Cisjordânia ocupada.

O novo EP dá continuidade ao álbum de 2017 do U2, “Songs of Experience”, que incluía faixas pedindo ativismo e tolerância, lançado após a primeira eleição de Donald Trump como presidente dos EUA.

(Fonte:G1)