Correio de Carajás

TV Digital: Nova Marabá tem menor procura por kits conversores

Há menos de um mês do desligamento do sinal analógico de televisão em Marabá, programado para 5 de dezembro, 16 mil famílias com direito a receber gratuitamente o kit conversor de sinal ainda não retirou o material. Ao todo, na cidade, há mais de 35,5 mil kits disponíveis, sendo que mais de 19 mil já foram entregues.

O setor onde a procura pelo agendamento tem sido menor é a Nova Marabá, conforme Eliana Santos, gerente regional da Seja Digital, entidade responsável pela operação do processo de migração do sinal de TV no Brasil.

“Há ações em todos os bairros, mas temos pouca procura da população da Nova Marabá e há muitas pessoas que estão aptas a receber e ainda não foi buscar. A gente pede que as pessoas retirem por mais que já tenham as TVs adaptadas, elas têm direito, então façam uma doação ou repassem para um familiar que precise”, comenta.

Leia mais:

A gerente regional explica que tem direito pessoas inscritas programas sociais mantidos pelo governo federal. “Quem foi ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e tem o número do Número de Identificação Social (NIS). Com este número a pessoa tem acesso a alguns programas sociais e todo mundo que tem esse número pode ligar junto com o número do CPF para 147”.

foto: Divulgação

Quem tem dúvidas sobre possuir ou não direito ao acesso gratuito ao kit deve acessar o site sejadigital.com.br/kit ou ligar gratuitamente para o número 147 com o NIS (Número de Identificação Social) em mãos. Se o nome estiver na lista, é só escolher o dia, horário e local para retirar os equipamentos

Vale destacar que a programação dos canais abertos será transmitida apenas pelo sinal digital, com imagem e som de cinema. Para continuar assistindo à programação, todas as residências da região precisam ter uma antena digital e um aparelho de televisão preparado para receber o sinal digital.

Conforme Eliana, os televisores comprados a partir de 2010, mais recentes, possuem o conversor embutido, porém a antena também tem que ser no modelo de escama de peixe. “Nestes casos basta ter esta antena e fazer a busca de canais”. Quem possui TV paga ou parabólica não precisa se preocupar com a adaptação da TV ou com antena.

INSTALAÇÃO PREMIADA

Para estimular as famílias a instalarem os kits, a Seja Digital lançou a campanha “Instalação Premiada”. Em Marabá, as pessoas estão recebendo kits gratuitos podem concorrer a prêmios de R$ 2 mil, que são entregues em cartões pré-pagos.

Até o desligamento do sinal serão feitos mais três sorteios e, para participar, as famílias devem apenas seguir as instruções para a instalação do conversor e da antena digital.  Ao final do processo, irá aparecer um código na tela da TV, que deve ser cadastrado no site sejadigital.com.br/concorra ou por meio do telefone 147, cuja ligação é gratuita. A partir disso, o beneficiário já estará concorrendo aos prêmios. “Esta semana houve o segundo sorteio, já foram duas pessoas premiadas em Marabá”. (Adriana Oliveira)