Acontece na próxima quinta-feira, 17, o lançamento da Feira Internacional de Turismo da Amazônia (Fita) 2020, em Belém. Este ano, o município de Parauapebas será apresentado como anfitrião da feira, que é um dos eventos mais importantes de promoção do turismo da região norte do país.
Segundo o coordenador do Departamento Municipal de Turismo (DTUR), Marcos Alexandre, o convite para esta posição destaque na feira veio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), como um reconhecimento dos esforços desempenhados por Parauapebas para divulgar o seu potencial turístico, como suas rotas turísticas, que serão incluídas no material de divulgação da Setur a partir do próximo ano.
“Temos trabalhado com afinco para mostrar o potencial turístico de Parauapebas. Acreditamos que o turismo é uma das alternativas de matriz econômica para o município. Em dois anos, o governo municipal estruturou o departamento de turismo da cidade e deu condições de trabalho. Temos alcançado resultados excelentes, principalmente na promoção da nossa cidade como destino do ecoturismo”, frisa Marcos Alexandre.
Leia mais:Segundo o coordenador, pautado no Plano de Desenvolvimento do Turismo, o governo municipal atua em quatro eixos, como estruturação, qualificação, promoção e serviços turísticos. “No eixo estruturação, a partir de um trabalho de segmentação, criamos as rotas turísticas do município, para termos um direcionamento do que venderíamos lá fora. Em seguida, começamos a atuar forte no eixo promoção, por meio, principalmente, da nossa participação em grandes feiras e eventos de turismo nacional e até internacional”, pontua Alexandre.
Outro importante passo que ele destaca para este momento de surgimento do turismo enquanto matriz econômica em Parauapebas foi a reativação do Conselho Municipal de Turismo, que tem acompanhado todas as ações do governo municipal neste segmento.
Parauapebas também tem participado de outros eventos buscando a divulgação do turismo do município. Entre os dias 9 e 13 de outubro, representantes da DTUR participaram do II Seminário Nacional de Governança para o Turismo, evento promovido pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM).
Parauapebas ainda sediará a terceira edição deste evento, que ocorrerá em 2020, e receberá representantes de centenas de municípios brasileiros, graças à parceria firmada da Prefeitura com a CNM durante a 47º Expo Internacional de Turismo (Abav).
Segundo o coordenado de turismo, a participação em eventos começou ainda em 2017, na Fita, quando, pela primeira vez, as Rotas Carajás, Rota das Águas, Rota dos Búfalos, Rota City Tur e Rota Indígena foram apresentadas. Em 2018, Parauapebas foi apresentada pela primeira em uma feira nacional, a Abav.
Este ano, o município participou de grandes eventos como a Feira Internacional da WTM, em São Paulo; Feira de Observação de Aves (Avistar), que é um nicho do turismo local; BNT Bolsas de Negócios Turísticos, em Camboriú; participação pelo segundo ano consecutivo na ABAV.
“A participação nesses grandes eventos nos deu grande credibilidade e possibilitou ampliar nossa rede de contatos com empresas, profissionais e entidades ligados ao turismo, passamos a fazer parte de todo o circuito de eventos do trade turístico do Brasil. Vamos finalizar este ano, nesse quesito promoção, em um evento que será realizado pela Associação de Agências de Viagens (Brastoa) e que reunirá todas as operadoras de turismo do país, vamos apresentar aos diretores de produtos nossa cidade e nossas rotas, isso vai nos gerar um avanço ainda maior”, destacou Marcos Alexandre.
Centro de Atendimento ao Turista
No mês de novembro será inaugurado o Centro de Atendimento ao Turista, local onde será possível encontrar todas as informações sobre pontos a serem visitados em Parauapebas, como, onde e quem procurar para comprar os pacotes turísticos. O projeto de sinalização turística, para indicar todas as rotas do município, também está encaminhado. (Tina Santos – com informações da Ascom PMP)