Correio de Carajás

Tucuruí entrega quadra poliesportiva à comunidade da Escola Maria Sylvia dos Santos

Projeto estava abandonado há décadas; população comemora novo espaço de esporte e lazer

A Prefeitura de Tucuruí entregou, na última sexta-feira (29), à comunidade e alunos da Escola Municipal Maria Sylvia dos Santos, a tão sonhada Quadra Poliesportiva, na Vila Permanente. Erguida com vestiários, banheiros, com adaptação para pessoas com necessidades especiais (PNE), e cobertura, o equipamento é ideal para a prática de atividades físicas e de lazer.

Quando o prefeito Alexandre Siqueira (MDB) assumiu a gestão municipal, em janeiro de 2021, encontrou o projeto abandonado há quase 40 anos. Entretanto, com 10 meses de planejamento e trabalho, a população pode finalmente ver a obra concluída. “O que faltava era um gestor com compromisso, honestidade e um olhar especial para a educação. Fico feliz de concluir essa e outras três quadras que nunca saíram do papel e a partir de hoje, vai beneficiar nossos mais de 100 mil habitantes da cidade”, comemora o chefe do executivo.

Leia mais:

A secretária de Educação, Irene Elias, também esteve presente na entrega, comemorou o feito da gestão que tem mudado o cenário de abandono que antes fazia parte de vários pontos da cidade. “Quando nós assumimos a pasta, recebemos muitas unidades de ensino sucateadas e diversas obras inacabadas. Mas nós entendemos que a educação não se faz sem infraestrutura, formação e investimento. E vale lembrar que educação não é gasto, é sim, investimento, e por isso, não estamos medindo esforços para continuar investindo”, declara a professora.

“Convido a todos a abraçar a responsabilidade de cuidar dessa quadra. O espaço público é de todos nós, e, portanto, todos nós temos responsabilidade de mantê-los da mesma forma que recebemos. Vejam, o dinheiro dos nossos impostos está sendo aplicado, então vamos valorizar esse dinheiro cuidando dos nossos espaços. Com isso, vamos avançar e mudar a educação de Tucuruí e transformar a nossa cidade, em uma das melhores cidades do Estado do Pará”, ressalta a titular da pasta.

Em concordância com a secretária, o prefeito também pediu por contínuos cuidados ao local. “Nosso governo é pautado em desafiar a si próprio, e se continuarmos nos desafiando a sempre melhorar, transformaremos Tucuruí em uma das melhores cidades do Estado. Fico orgulhoso de fazer parte dessa história e pela oportunidade de estar trabalhando em nosso município. No mais, parabenizo o corpo docente da escola pela estrutura, e peço que façam a conscientização de todos para que possamos manter esse ambiente bonito, confortável e aconchegante”, finaliza o prefeito.

População comemora entrega da obra

Além da Quadra, a população recebeu também a escola totalmente reformada. O eletricista Wendel Pinheiro fez parte da cerimônia de inauguração e comemorou que agora, seu filho que estuda na instituição de ensino, vai se beneficiar de um espaço novo e com infraestrutura.

“Isso aqui é um sonho realizado. Nós estávamos precisando muito dessa obra para que as nossas crianças pudessem ter esse espaço de lazer. Antes, a quadra era um espaço pequeno, sem condições das crianças fazerem educação física, e agora está sendo realizado esse sonho. A comunidade toda agradece muito ao prefeito, pois já passaram outros gestores por aqui e nada foi feito. E agora, com a nova Prefeitura, esse momento está sendo concretizado”, disse Wendel.

Maria do Céu é diretora da escola há quatro anos e, como testemunha do abandono passado, conta que mais de 100 ofícios haviam sido enviados ao poder público, mas sempre ignorados. “Foram 120 pedidos até que o senhor Alexandre nos atendeu. E esse sonho não é meu somente, é de uma comunidade que já está aqui há muito tempo esperando por essa quadra”, disse durante a cerimônia.

A presidente da Associação de Moradores da Vila Permanente (Asmovipe), Cássia Macena, concordou que a entrega se trata de uma realização. “Está ficando bem clichê essa fala, mas de fato, é um sonho realizado para nós, moradores aqui da Vila. Que por meio dele, possamos desenvolver diversos talentos e atletas entre os alunos”, destacou. (Ascom PMT)