📅 Publicado em 02/09/2025 16h20
A prática de manobras com motocicleta, conhecidas como “grau”, terminou em tragédia na tarde de domingo (31), na Orla de Tucuruí, sudeste do Pará. Um dos praticantes morreu após colidir contra um carro de passeio.
O acidente ocorreu enquanto um grupo realizava apresentações de “stunt” (ou grau) em um espaço público, no bairro Matinha. Durante a atividade, um motorista entrou na área e o motociclista, identificado como Guilherme Henrique dos Santos Braga, acabou atingindo o veículo.
A vítima foi socorrida por colegas e encaminhada à Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Em seguida, foi transferida para o Hospital Regional de Tucuruí, onde permaneceu internada até a noite de segunda-feira (1º), quando não resistiu aos ferimentos e teve a morte confirmada.
Leia mais:
Ainda no domingo, o motorista envolvido foi conduzido à 15ª Seccional Urbana de Tucuruí. Ele chegou a ser autuado em flagrante, mas foi liberado após pagamento de fiança, o que gerou revolta entre familiares e amigos da vítima. O automóvel acabou incendiado no local do acidente.
No Pará, a Lei nº 9.730, de 31 de outubro de 2022, reconhece o “stunt” ou “grau” como modalidade esportiva de motociclismo. Contudo, a legislação veda a prática em vias públicas com circulação de veículos ou pedestres, sob risco de configuração de infração de trânsito prevista no artigo 244, inciso III, do Código de Trânsito Brasileiro. Os eventos da modalidade só podem ser realizados em locais autorizados pelo poder público.