Na manhã deste domingo (6), durante as eleições municipais, um incidente envolvendo a troca de títulos eleitorais em Parauapebas gerou um impasse entre eleitores e a equipe de mesários. Um eleitor votou utilizando o número do título de outro cidadão, o que impediu o verdadeiro titular de exercer o direito ao voto.
O erro teria ocorrido durante o processo de identificação, quando o mesário confundiu os números dos títulos eleitorais e autorizou o voto de uma pessoa que, ao tentar confirmar a identidade por biometria, não conseguiu. Ainda assim, o voto foi permitido, o que deixou o segundo eleitor, o verdadeiro dono do título, impossibilitado de votar.
O delegado Eduardo Henrique, presente no local para fiscalização do pleito, afirmou que o erro não foi causado pelo sistema de votação, mas sim por uma falha do mesário no processo de identificação. “Eles confundiram o número do título e, mesmo sem passar na biometria, o cidadão foi autorizado a votar”, explica o delegado.
Leia mais:Diante do ocorrido, serão tomadas medidas, como o registro de um boletim de ocorrência e a análise das atas para determinar a melhor decisão a ser tomada, incluindo a possível impugnação do voto.
Em um vídeo que circula nas redes sociais, é possível ver o momento em que o homem descobre o erro. Indignado, ele grita no vídeo: “É difícil chegar para votar e me dizerem que eu já votei”.
A investigação sobre o caso segue em andamento. Medidas estão sendo estudadas para corrigir o erro e garantir que o erro não se repita.
(Milla Andrade e Theíza Cristhine)