Um esquema de furto de óleo diesel de uma locomotiva da Vale foi desarticulado na Vicinal Itainópolis, zona rural de Marabá, nesta quarta-feira (27), após uma operação policial que envolveu perseguições, apreensão de um caminhão carregado e a prisão dos suspeitos Afábio Fernandes de Oliveira, Wellington dos Santos Pereira e Breno Moreno Monteiro, apontados como integrantes da quadrilha. Foram recuperados 4,5 mil litros de combustível furtados.
A operação realizada pelo 4º Batalhão da Polícia Militar (BPM) foi iniciada por volta das 14h, após uma denúncia recebida por agentes de uma empresa de segurança privada. No local, que fica à margem da BR-155, entre Eldorado do Carajás e Marabá, os policiais constataram que o tanque de combustível de uma das locomotivas havia sido violado. Informações levantadas pela segurança privada indicavam que um caminhão estaria sendo utilizado para transportar o material.
Nas proximidades da área, um caminhão Ford branco, com placa NWQ1J46, foi localizado e abordado. O veículo estava sendo conduzido por Afábio, que afirmou trabalhar com ferro-velho. Durante a vistoria na carroceria, foram encontrados quatro reservatórios de mil litros cheios e um pela metade, além de outros itens, como 12 cintas de Nylon e 12 catracas de aço de patrimônio da Vale.
Leia mais:Ao ser questionado, o homem revelou os nomes de dois suspeitos que seriam os mandantes do crime, identificados apenas como Jonny e Ronaldo.
Durante a operação, outra equipe policial, viu duas pessoas em uma motocicleta. O passageiro, ao perceber a aproximação dos policiais, descartou um objeto no mato. Após a abordagem, foi verificado que o item era um rádio comunicador. O homem foi identificado como Wellington, que confessou atuar como “olheiro” para o grupo envolvido no furto de combustível. Ele também forneceu a descrição de outro integrante do esquema.
Com base nas informações obtidas com Wellington, os policiais localizaram o terceiro suspeito, Breno, apontado também como membro do grupo. Os três foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos cabíveis.
(Thays Araujo, com informações da Polícia Militar)