Correio de Carajás

Três personalidades culturais são homenageadas em Marabá

Ao centro, Manoel dos Reis recebe comenda das mãos do secretário de Cultura e de Soraya Amoury

Na noite de encerramento do 37º Festejo Junino de Marabá, realizado no domingo, 30, a Secretaria Municipal de Cultura de Marabá (Secult), prestou homenagem a três notáveis figuras culturais da cidade: Manoel Nunes dos Reis, Gilson Vasconcelos e José Lindenberg Acácio.

MESTRE DOS REIS

Nascido em 1955, Manoel Nunes dos Reis, conhecido como “Mestre dos Reis”, é uma personalidade com diversas atribuições: professor de Letras e Artes, folclorista, artesão, carnavalesco, escritor, dançarino e compositor. Formado pela Universidade Federal do Pará (UFPA), ele possui especialização em Teoria Textual. Ao longo de 37 anos de carreira na educação, ocupou cargos como inspetor de educação e coordenador pedagógico.

Leia mais:

“Mestre dos Reis” fundou o Grupo Paráfolclórico “Itaboka” em 1983 e foi o criador do Festejo Junino de Marabá no ano de 1980. Sua dedicação à cultura popular contribuiu significativamente para a preservação e difusão das tradições culturais de Marabá.

GILSON VASCONCELOS

Com uma carreira iniciada aos 14 anos, Gilson Vasconcelos é um talentoso bailarino e figurinista, especializado em jazz, dança de salão, balé e outras danças populares. Historiador de formação, ele une a pesquisa histórica ao seu trabalho artístico, desenvolvendo figurinos que conquistaram reconhecimento internacional em países como Colômbia e Zanzibar.

Gilson Vasconcelos é bailarino e figurinista, especializado em jazz, dança de salão e balé

Gilson também é formado em moda, o que complementa sua atuação no meio artístico. Como bailarino, participou de inúmeros festivais no Brasil e no exterior, acumulando diversos prêmios. Ele também atuou como jurado em concursos juninos e competiu em festivais de quadrilha, incluindo o maior deles, em Palmas, Tocantins.

LINDENBERG ACÁCIO

Festejo Junino tem as digitais de José Lindenberg Acácio na ornamentação

José Lindenberg Acácio, natural de Belém, mas radicado em Marabá há várias décadas, foi homenageado por seu trabalho exemplar na decoração de eventos. Desde 2009, ele é o responsável pela decoração dos festejos juninos e outras solenidades culturais em Marabá, como o tradicional café da manhã em comemoração ao aniversário da cidade e o desfile cívico de 7 de setembro.

Ele é reconhecido por sua criatividade e habilidade em transformar espaços, com decorações memoráveis. Seu trabalho é considerado uma riqueza de Marabá, contribuindo para a visibilidade da cidade no Brasil e no exterior.

Essas homenagens destacam a importância de personalidades como Manoel dos Reis, Gilson Vasconcelos e José Lindenberg Acácio, onde contribuem culturalmente de forma fundamental na identidade e também no patrimônio de Marabá. (Milla Andrade)