Correio de Carajás

Três cidades do sudoeste paraense amanhecem alagadas

As cidades de Altamira, Anapu e Pacajá, no sudoeste do Pará, registraram alagamentos de residências e lojas comerciais depois uma forte chuva que caiu na manhã desta terça-feira (9). Até o momento não houve registro de pessoas feridas. Os danos materiais estão sendo calculados.

A chuva na região do Xingu teve início por volta de 7 horas e terminou depois das 8h30, deixando um rastro de prejuízo. Em Altamira, por exemplo, diversos moradores registram em vídeos as correntes de água nas ruas, que atingiu o centro da cidade e bairros vizinhos, e invadiu casas e prédios comerciais. “Gente, muita chuva aqui. Invadiu tudo”, narra um comerciante da cidade.

Anapu também foi castigada com as fortes chuvas. Pelos registros de imagens, um funcionário de uma loja de materiais de construção consegue evitar que uma caixa d’água fosse carregada pela correnteza na rua. Também ocorreram alagamentos de moradias e lojas na cidade de Pacajá. Houve, ainda, interrupção de energia em alguns bairros e localidades rurais.

Leia mais:

O Instituto Nacional de Meteorologia alertou para fortes chuvas e ventania para a região sudoeste paraense, abrangendo municípios próximos a Altamira. Entre hoje e amanhã pode chover 30mm a 60mm ou até mais: 50 a 100mm com ventos de até 100 km/h. A empresa Equatorial Energia também emitiu alerta para interrupção no fornecimento de energia.

Até o momento, a prefeituras dos municípios afetados não divulgaram os danos causados pelas fortes chuvas nos centro urbano e zona rural. (Antonio Barroso)