Correio de Carajás

Trem de Passageiros volta a circular no dia 17

Foto: Divulgação
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

O Trem de Passageiros da Estrada de Ferro Carajás, que interliga os estados do Pará e Maranhão percorrendo 23 municípios, volta a circular a partir do dia 17 de agosto, segunda-feira. A compra de bilhetes já pode ser feita desde ontem, dia 10. Para o retorno da operação, novos procedimentos serão adotados durante a compra de passagens, embarque e viagem. As medidas levam em consideração protocolos de saúde determinados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelos governos do Maranhão e Pará.  

Entre as mudanças adotadas estão a redução na oferta dos assentos, garantindo o espaçamento adequado entre os passageiros e priorização da venda de passagens pela internet. Nesta matéria, você confere as novas normas e adaptações que passam a valer a partir do próximo dia 17, data que o trem volta a circular, partindo da estação de São Luís. Fique atento para evitar contratempos na hora do embarque. 

A venda de passagens que antes era feita com 60 dias de antecedência, passa agora a ser feita com até 15 dias de antecedência. Isto por conta da possibilidade de ocorrerem novas regras municipais ou interestaduais de transporte, a depender da curva epidemiológica de cada região. A compra de bilhetes deverá ser feita prioritariamente pela internet ou nos pontos de passagens, que funcionarão com horário de atendimento diferenciado. A venda de passagens nas estações estará suspensa, inclusive durante o embarque. Os bilhetes devem ser adquiridos pela internet no site www.vale.com/tremdepassageiros . O endereço dos pontos de venda você confere no final da matéria. 

Leia mais:

Para garantir o cumprimento das regras de distanciamento, haverá redução na oferta de poltronas disponíveis para a venda. O quantitativo poderá ser ampliado gradativamente, conforme a desaceleração da situação da pandemia. A dica é garantir a compra dos bilhetes de ida e volta e evitar contratempos no roteiro da viagem que depende do trem.

 No dia da viagem, enquanto estiverem nas estações, todos deverão estar de máscara e respeitar as regras de distanciamento. O acesso ao local de embarque passa a ser exclusivo para passageiros com bilhete para o dia da viagem. Antes de entrar no trem, haverá aferição de temperatura corporal. Caso seja detectada febre, o usuário será orientado a buscar atendimento médico e não poderá viajar. Para evitar atrasos, recomenda-se que o passageiro esteja nas estações ou pontos de embarque com no mínimo uma hora de antecedência.

A circulação de passageiros enquanto o trem estiver em viagem estará restrita ao carro de sua poltrona. Também será feita aferição de temperatura a bordo do trem. As poltronas foram demarcadas para aplicação de distanciamento social. Durante a viagem, uma equipe irá anotar o pedido dos passageiros interessados em consumir refeições produzidas no carro restaurante e a entrega do pedido será feira diretamente na poltrona, evitando a circulação entre vagões.

Foram instalados reservatórios com álcool em gel a bordo do trem e nas estações. A limpeza e desinfecção de superfícies de contato agora será feita a cada 2 horas e antes do início de cada turno. Depois de observar os novos procedimentos e adquirir os bilhetes não esqueça de levar consigo os documentos de identificação oficiais e estar atento aos horários de embarque e condições para despacho de bagagem. Estas e outras informações podem ser obtidas no Alô Ferrovias, no número 0800-285-7000. (Com Ascom Vale)

Comentários

Mais

Parauapebas: Shopping doa terreno para construção de nova rodoviária

Parauapebas: Shopping doa terreno para construção de nova rodoviária

Uma cerimônia realizada nesta quarta-feira (23) em uma das salas do cinema que funciona no Partage Shopping, em Parauapebas, anunciou…
Lote com seis mil litros de IFA chega ao Instituto Butantan neste sábado

Lote com seis mil litros de IFA chega ao Instituto Butantan neste sábado

Nesta quarta-feira, 23, o governo de São Paulo informou, que no sábado, 26, o Instituto Butantan receberá um lote com…
DMTU: Rede de Proteção às Mulheres e Departamento de Trânsito discutem ações contra assédio no transporte público

DMTU: Rede de Proteção às Mulheres e Departamento de Trânsito discutem ações contra assédio no transporte público

Nesta quarta-feira (23), na sede do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (DMTU), foi realizada uma reunião com as…
Equatorial Pará divulga nome dos ganhadores finais da promoção Energia em Dia

Equatorial Pará divulga nome dos ganhadores finais da promoção Energia em Dia

A Equatorial Energia Pará divulgou nesta terça-feira, 22, o resultado final desta temporada da promoção Energia em Dia. A campanha…
Relatório da Abin aponta indícios de irregularidades na fortuna de Luciano Hang, diz jornal

Relatório da Abin aponta indícios de irregularidades na fortuna de Luciano Hang, diz jornal

RIO — A Agência Brasileira de Inteligência (Abin) produziu, em julho de 2020,  relatório que indicava problemas e inconsistências na…
Governo Federal vai fazer consulta pública para leiloar aeroportos no Pará, diz ministro

Governo Federal vai fazer consulta pública para leiloar aeroportos no Pará, diz ministro

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, divulgou na última terça-feira, 22, que o governo federal deve abrir, no…