Correio de Carajás

Trecho até Cumaru do Norte é prova de resistência para motoristas

Viajar de carro até a sede do município de Cumaru do Norte, no sul do Pará, nesta época do ano, se torna uma verdadeira maratona para os condutores. O trajeto de 90 quilômetros na Rodovia Estadual PA-287 está repleto de atoleiros e lamaçal que se formaram devido ao forte inverno, considerado pela meteorologia como o mais intenso nos últimos 20 anos na região do sul do Pará.

Nos dias de chuva é quase impossível trafegar no trecho de chão, devido aos inúmeros atoleiros e poças de água que se formam ao longo do trajeto que leva até a sede do município, distante cerca de 80 quilômetros do entroncamento que interliga com a Rodovia BR-158.

A situação da rodovia é crítica e são muitos quilômetros nesta situação. A via é a única de acesso aos municípios de Redenção, Santa Maria das Barreiras e outros da região sul do Pará e Estados do Tocantins e Mato Grosso.

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Os atoleiros causam transtornos para motoristas e passageiros. Mesmo acostumado a conduzir veículos na rodovia no período do verão e inverno, o motorista Francisco de Assis da Silva, a cada atoleiro, tem que descer e estudar uma maneira de enfrentar o problema.

Umas das cenas mais comuns na rodovia nessa época do ano é ver carros atolados ou quebrados devido aos atoleiros. A autônoma Maria de Jesus relata que ir até a cidade de Redenção, fazer compras no inverno, é muito sofrimento.

‘’Tem muitos anos que eu passo por esse sofrimento, os políticos sabem a situação que fica essa estrada no período do inverno, mas ninguém faz nada para mudar essa situação de sofrimento’’, relata.

A estrada em péssimas condições de tráfego ocasiona outros problemas para a população. Devido aos prejuízos causados pelo desgaste dos veículos, os motoristas que fazem o transporte de carga de mercadoria, gás, combustível e outros produtos elevam o preço do frete e o comerciante, consequentemente, eleva o preço da mercadoria.

Poucos são aqueles que acreditam na promessa do governo estadual, que anunciou através da Secretaria de Estado e Transporte (SETRAN), em outubro de 2017, que o trecho de 78 km será asfaltado em 2018. O motorista Armando de Oliveira Martins demonstra incredulidade, ao saber da promessa do governo estadual.

‘’Eu não acredito que isso vai acontecer, nunca vi um governo capaz de acabar com esse sofrimento’’, diz o motorista. Como o inverno apenas está começando na região sul do Pará, a dificuldade para quem necessita transitar pela PA-287 tende a ficar ainda maior. (Dinho Santos)

Viajar de carro até a sede do município de Cumaru do Norte, no sul do Pará, nesta época do ano, se torna uma verdadeira maratona para os condutores. O trajeto de 90 quilômetros na Rodovia Estadual PA-287 está repleto de atoleiros e lamaçal que se formaram devido ao forte inverno, considerado pela meteorologia como o mais intenso nos últimos 20 anos na região do sul do Pará.

Nos dias de chuva é quase impossível trafegar no trecho de chão, devido aos inúmeros atoleiros e poças de água que se formam ao longo do trajeto que leva até a sede do município, distante cerca de 80 quilômetros do entroncamento que interliga com a Rodovia BR-158.

A situação da rodovia é crítica e são muitos quilômetros nesta situação. A via é a única de acesso aos municípios de Redenção, Santa Maria das Barreiras e outros da região sul do Pará e Estados do Tocantins e Mato Grosso.

Os atoleiros causam transtornos para motoristas e passageiros. Mesmo acostumado a conduzir veículos na rodovia no período do verão e inverno, o motorista Francisco de Assis da Silva, a cada atoleiro, tem que descer e estudar uma maneira de enfrentar o problema.

Umas das cenas mais comuns na rodovia nessa época do ano é ver carros atolados ou quebrados devido aos atoleiros. A autônoma Maria de Jesus relata que ir até a cidade de Redenção, fazer compras no inverno, é muito sofrimento.

‘’Tem muitos anos que eu passo por esse sofrimento, os políticos sabem a situação que fica essa estrada no período do inverno, mas ninguém faz nada para mudar essa situação de sofrimento’’, relata.

A estrada em péssimas condições de tráfego ocasiona outros problemas para a população. Devido aos prejuízos causados pelo desgaste dos veículos, os motoristas que fazem o transporte de carga de mercadoria, gás, combustível e outros produtos elevam o preço do frete e o comerciante, consequentemente, eleva o preço da mercadoria.

Poucos são aqueles que acreditam na promessa do governo estadual, que anunciou através da Secretaria de Estado e Transporte (SETRAN), em outubro de 2017, que o trecho de 78 km será asfaltado em 2018. O motorista Armando de Oliveira Martins demonstra incredulidade, ao saber da promessa do governo estadual.

‘’Eu não acredito que isso vai acontecer, nunca vi um governo capaz de acabar com esse sofrimento’’, diz o motorista. Como o inverno apenas está começando na região sul do Pará, a dificuldade para quem necessita transitar pela PA-287 tende a ficar ainda maior. (Dinho Santos)