Correio de Carajás

TRE-PA reforça orientações para o 2º turno

Foto: José Cruz

Na reta final para o 2º turno das Eleições 2022, que será no próximo domingo, 30, o Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Pará (TRE-PA), divulgou o novo horário de funcionamento do Disque Eleitor. Ao longo desta semana a plataforma irá atender os eleitores no período de 8 horas da manhã até as 19h (segunda a sexta); das 7 da manhã as 19h no sábado e no dia do pleito, domingo, será de 7 da manhã até as 18h.

A ligação é gratuita e pode ser feita pelo número 148, através dele o eleitor paraense pode tirar dúvidas sobre seu local de votação, situação eleitoral, documentos necessários para votar, justificativa, mesárias (os), certidões e multas eleitorais.

Além desta plataforma, o cidadão conta também com o serviço do e-título (aplicativo onde é possível consultar, entre outras coisas, informações sobre o título de eleitor digital, situação eleitoral e local de votação). O download e atualização da ferramenta digital estarão disponíveis até o sábado, 29, véspera da eleição.

Leia mais:

O TRE-PA reforça ainda os grupos que possuem prioridade no dia da votação. De acordo com a Lei 14.364/22, pessoas idosas, com deficiência ou mobilidade reduzida, gestantes e lactantes, obesa (o), tem o direito de receber atendimento prioritário nas sessões eleitorais.

Para aqueles que não votaram no primeiro turno e estão em dúvida se podem comparecer às urnas no segundo, o TRE-PA detalha que todos os eleitores podem exercer o direito democrático do voto no domingo, 30. Cada turno é uma eleição independente e faltar na primeira etapa não impede o voto no 2º turno.

Mas o eleitor precisa ficar atento quanto à regularidade de sua situação com a Justiça Eleitoral. Essa consulta pode ser realizada através do 148 ou do aplicativo e-título.

A Reportagem do CORREIO DE CARAJÁS entrou em contato com a assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal para saber mais informações sobre a gratuidade do transporte público no dia 30. Em resposta, a Ascom pontuou que o assunto ainda está sem definição por ser uma demanda que depende diretamente da empresa que detém a concessão do serviço.

Tão logo uma decisão seja tomada, o CORREIO DE CARAJÁS trará novas informações. (Luciana Araújo)