Correio de Carajás

TRE e MP Eleitoral debaterão sobre acessibilidade em Marabá

Evento, que será realizado no próximo dia 16, faz parte da Semana da Acessibilidade, promovida pelos dois órgãos

Especialistas vão debater, em Marabá, o estímulo que a democracia pode ganhar a partir da promoção do exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoas com deficiência ou pessoas com mobilidade reduzida, visando à sua inclusão social e cidadania.

A mesa-redonda será realizada no próximo dia 16, das 8 às 12 horas, no auditório do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) no município, localizado na rua das Flores, esquina com a rodovia Transamazônica.

Foram convidados para participar da discussão o juiz eleitoral Manoel Antônio Silva Macedo, a promotora de Justiça Lilian Viana Freire, a professora da Universidade do Estado do Pará (Uepa) e do Centro de Apoio Pedagógico para Pessoas com Deficiência Visual “Ignácio Baptista Moura” Mírian Rosa Pereira e o coordenador do projeto Marabá Paralímpico, professor Arionaldo Reis.

Leia mais:

Para a mediação do debate foi convidada a chefe de cartório da 30ª Zona Eleitoral, Sílvia Damasceno Monteiro Rodrigues.

Semana da Acessibilidade – A mesa-redonda em Marabá integra a programação da Semana da Acessibilidade, série de eventos promovidos por uma parceria entre o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e o Ministério Público (MP) Eleitoral.

A Semana da Acessibilidade busca promover debates e serviços que abordam a inclusão social e a acessibilidade e sua importância para a democracia. Entre os principais objetivos do evento estão o de garantir o direito ao voto a todas as eleitoras e eleitores.

Outro objetivo é o de divulgar que a pessoa com deficiência – inclusive com deficiência que não seja perceptível – tem o direito de requerer a transferência do local de votação para uma seção com acessibilidade que possa atender melhor às suas necessidades, como uma seção instalada em local com rampas e/ou elevadores, se for o caso.

Além de Marabá, eventos foram programados para Belém e Santarém na semana que começa no dia 14 de março.

Os eventos terão a participação de membros da Justiça e do MP Eleitoral, do Tribunal de Contas do Estado (TCE), de Comissões de Direitos Humanos de subseções da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), de associações e de pesquisadores que atuam com temas ligados à defesa dos direitos das pessoas com deficiência e das pessoas com mobilidade reduzida. (Divulgação)

Serviço

 

Evento: Mesa-redonda sobre a acessibilidade como instrumento para o fortalecimento da democracia

Data: 16/03

Horário: 8 às 12 horas

Local: Auditório do prédio do MPPA de Marabá

Endereço: Rua das Flores, Agrópolis do Incra

Inscrições: não é necessária inscrição prévia para participação do evento