Correio de Carajás

Tradicional festejo de Santo Antônio inicia hoje em Marabá

A festa de Santo Antônio tem início nesta segunda-feira, 10, e se estende até o dia 13 com missas e vendas de comidas típicas, além de apresentações e a tradicional entrega dos pães do santo casamenteiro.

A festividade em honra ao padroeiro é uma tradição dentro da fé católica, destaca o organizador Gilton Rolin/ Foto: Evangelista Rocha

Um festejo que envolve devoção religiosa e celebração comunitária, esta é a celebração a Santo Antônio de Pádua. O evento, tradição em Marabá, tem início às 19 horas desta segunda-feira (10) e se estende até a quinta-feira (13) de junho, na Folha 20, na Nova Marabá. O Correio de Carajás conversou com Gilton Rolin, tesoureiro da comunidade e organizador do festejo, que nos revelou detalhes sobre a programação e o significado da data tão especial para a comunidade católica.

As noites terão início às 19 horas com a novena e, às 19h30, com a missa. Logo após, serão iniciadas a parte social no salão da igreja, como explica Gilton “Nós estamos com essa programação, após as missas, teremos a parte social, com vendas típicas, música ao vivo e apresentações de quadrilha”.

PROGRAMAÇÃO

Leia mais:

Na programação dos dias 10 e 11, terá como celebrante o padre Dimas, que também é pároco da comunidade. No dia 12, a missa será conduzida pelo frei Domingos, e no encerramento do festejo (13), a missa será presidida pelo padre Fabrício Rodrigues da Paróquia Bom Pastor.

Além das missas, o festejo inclui diversas atrações sociais e culturais, como as apresentações dos grupos de ‘forró e samba santo’, além de atrações da comunidade como o ‘forró do toim’ e Hallison Sandes.

COSTUME RELIGIOSO

Outra tradição comum entre os fiéis é a de distribuir os pães abençoados pelo padre. Como explica o organizador: “Santo Antônio é um santo muito humilde que auxiliava os pobres, então essa tradição é mantida há muitos anos. As pessoas guardam o pão em casa como símbolo de fartura e proteção”, conta Gilton.

A tradição percorre gerações e abençoa principalmente aqueles que recorrem ao padroeiro a fim de encontrar um amor. “Nós também fazemos o tradicional bolo de Santo Antônio, que inclui medalhinhas do santo no bolo”. Segundo Gilton, aqueles que encontram esse objeto têm a confiança de que conseguirão um pretendente durante o ano.

PÃES ABENÇOADOS

A fé conserva a tradição que permanece viva. Mesmo depois de 10 anos de implantação do costume na comunidade, a procura ainda é alta e a prática se espalhou pela cidade, levando muitos fiéis de diversas paróquias.

Os pães são distribuídos gratuitamente para os devotos. Já o bolo com as medalhas, são vendidos no dia oficial do padroeiro, dia 13 de junho. A procura é tanta que muitos pedem para encomendar ao menos um pedaço, a fim de encontrar o instrumento de fé.

CONTRIBUIÇÃO À COMUNIDADE

Além de levar devoção, a festividade também arrecada fundos para concluir a reforma da igreja. Todo o valor recebido, é destinado para continuar as obras da igreja e proporcionar um ambiente mais acolhedor para os fiéis.

O festejo em honra ao santo, é mais do que uma celebração, é uma demonstração de fé, união e esperança que movimenta a comunidade, mantendo viva a tradição e fortalecendo os laços entre as famílias.

(Milla Andrade)