Correio de Carajás

Tradicionais arrastões de blocos serão a tônica do Carnaval local

Em Marabá, caberá aos foliões darem o tom da festividade no Carnaval de rua

As tradicionais caminhadas acompanhando o trio elétrico marcam o Carnaval marabaense

Sem grandes shows nacionais, e com a mesma estrutura e logística do ano passado, o Carnaval marabaense 2024 inicia suas quatro noites de folia no sábado, 10. De forma descentralizada, a festa oficial será levada para os cinco núcleos da cidade.

O Correio de Carajás levantou a programação completa da festividade, incluindo os dias e horários dos arrastões dos blocos. O folião que está na expectativa para os próximos dias, já pode se preparar.

– SÁBADO, 10 – MARABÁ PIONEIRA

Leia mais:

A partir das 19 horas de sábado, 10, acontece a concentração para o arrastão dos blocos da Liga Carnavalesca de Marabá, em frente à Casa Bandeira, na Marabá Pioneira. O percurso será feito até a Praça São Félix de Valois e a caminhada deve iniciar às 20 horas, com animação do trio elétrico Levino Show.

Para complementar a brincadeira deste dia, as atrações convidadas são: DJ Júnior Batidão, às 20h; Banda Lynda Souza, às 21h; Banda Negra Melodia, às 23h e a noite finaliza com a Banda Halley, vinda de Belém, às 01h. A previsão é que o primeiro dia encerre às 3h da manhã.

– DOMINGO, 11 – MARABÁ PIONEIRA E MORADA NOVA

A primeira brincadeira do domingo, 11, começa às 16 horas, na Avenida Silvino Santis, 2465, bairro Santa Rosa, na Marabá Pioneira. Este é o momento em que o bloco “Carro de Mão” inicia o seu arrastão. Para que a saída acontece no horário, a concentração é a partir das 12h.

O “Carro de Mão” ganhou vida nesta mesma rua, há 37 anos, com um grupo de sete amigos. O que era uma simples “resenha”, cresceu e atualmente reúne cerca de três mil foliões anualmente.

Seguindo a tradição inicial do bloco, o carro é empurrado pelos brincantes e as marchinhas que embalam a diversão são de autoria própria. A previsão é que a festa encerre às 22h.

No domingo, dia 11, a programação continua na Marabá Pioneira, com arrastão dos blocos da Liga Carnavalesca percorrendo o mesmo trajeto, mas a partir das 18h. O trio elétrico será comandado por Simone Moraes. Encerramento às 00h.

Foi na rua Silvino Santis, no Bairro Santa Rosa, na Marabá Pioneira, que há 37 anos, um grupo de sete amigos iniciou o bloco carnavalesco “Carro de mão”, que até hoje percorre as ruas do bairro, levando animação e alegria durante o período de carnaval.

E o que era uma reunião de amigos, atrai atualmente mais de três mil foliões, seguindo a tradição de início, com o carro sendo empurrado pelos foliões e com suas marchinhas autorais.

O arrastão começa às 16 horas e deve percorrer as ruas do bairro por um trajeto de 7km, até a Colônia Z-30, onde o trio permanece tocando para animar os foliões até às 22h.

Ainda na Marabá Pioneira, mas às 18 horas, acontece o segundo arrastão da Liga Carnavalesca. Ele sai, novamente, da Casa Bandeira e vai até a Praça São Félix de Valois.

No mesmo dia, domingo, mas dessa vez no Núcleo Morada Nova, mais especificamente no Residencial Jardim do Éden, a festa acontece ao lado do Mercado Municipal. As apresentações iniciam às 19h, com DJ Raiack, seguido da Banda Carnavalesca de Marabá, às 20h; Léo Nicácio às 22h e o querido Wanderley Andrade, às 00h.

– SEGUNDA, 12 – SÃO FÉLIX E NOVA MARABÁ

No terceiro dia de festa, é a vez do Núcleo São Félix receber os foliões. A programação acontece na Praça dos Sonhos, no São Félix II.

As apresentações iniciam com o DJ Dudu, às 20h, na sequência entra a Banda GD 20, às 21h; KBÇA Vok, às 23h e encerra com Zé Luiz, às 01h.

Em outro núcleo, na Nova Marabá, o “Vai quem quer” sai à rua com um arrastão mais tímido do que o tradicional. As mudanças que acontecem este ano são motivadas por questões de saúde de uma das pessoas que integram a diretoria do bloco, mas a animação não deve faltar.

O arrastão começa sua concentração às 14h, e sai às 16 horas, da rotatória próxima à Fundação Casa da Cultura e segue até o ponto da antiga Feira da Folha 28, onde terá um palco montado.

Por lá, a brincadeira começará às 17h com a presença de Dj Wilker. Quem assume depois é Bilú Oliveira, às 18h, Braulio Show e Andrey às 20h e Dj Juninho Pop sobre ao palco às 22h.

– TERÇA-FEIRA, 13 – CIDADE NOVA E NOVA MARABÁ

Na terça-feira, 13, é a vez do núcleo Cidade Nova com o arrastão do bloco Gaiola das Loucas, que movimenta o Carnaval marabaense há 38 anos. O percurso será menor esse ano e a programação segue sendo realizada na Praça do Novo Horizonte.

A concentração inicia a partir das 14h, na Avenida Tocantins. A caminhada do bloco segue até a praça.

As apresentações iniciam às 17h com o DJ Ronny Boy. Às 18h é a vez de Tom Baiano e a folia segue com Ruanna Ly, que assume o comando do palco às 20h. A finalização será com a Banda Cafuné, diretamente de Salvador, Bahia, a partir das 22h.

Do outro lado da cidade, no núcleo Nova Marabá, quem toma de conta das ruas do bairro Km 7 é o arrastão do bloco Jegue Elétrico. A concentração será na Rua C, a partir das 14h, seguindo pelas ruas do bairro até as proximidades do campo ao lado da Praça da Juventude.

O bloco surgiu há 23 anos, quando surgiu a ideia de levar para as ruas um jumento acompanhado de um som.

No palco, a festa ficará por conta de Dj Juninho Pop, às 14h; Dj Souza Designer, às 17h; Ailton Pagodão, às 19h e Banda Capital do Axé encerra a noite, às 22h.

(Luciana Araújo)

Confira a programação completa dos quatro dias de evento