Após 11 anos, o torcedor paraense vai voltar a ver a Seleção Brasileira de futebol jogar no gramado de casa no estado. E não será qualquer jogo: a disputa entre Brasil e Bolívia, no Novo Mangueirão, será válida pelas eliminatórias da Copa do Mundo Masculina FIFA 2026. É a fase decisiva de classificação para as equipes que disputarão o Mundial.
O jogo está marcado para o dia 08 de setembro. A cerca de 40 dias do jogo, a alegria e a empolgação já estão no rosto do torcedor papa chibé. O feirante Milton Silva, que trabalha com a venda de camisas esportivas, conta que esteve no último jogo da Seleção Brasileira no Pará, em setembro de 2011, pelo Superclássico das Américas, quando o Brasil venceu a Argentina por 2 a 0.
“Eu já estava com saudade. Há bastante tempo que a Seleção não pisava aqui no Pará. Agora, nós temos um estádio excelente, de primeiro mundo. Eu acredito que o Mangueirão estará lotado. Notícia boa para o torcedor e para o comércio também, já que vamos vender muitas camisas, se Deus quiser”, disse o autônomo em tom de alegria.
Leia mais:Algumas bancas depois, Cristiano da Silva também já comemora. “Agora eu vou ver a minha seleção de perto, como eu sempre sonhei. Vai ficar só o filé para o torcedor paraense. O que o governo fez valeu muito. Vai ser 3 a 0 para o Brasil neste jogo. Rumo ao hexa!!”.
Decisivo – A reconstrução realizada pelo Governo do Pará no Novo Mangueirão foi fator decisivo na escolha da capital para sediar a partida. Com a obra entregue em abril deste ano, o estádio ganhou status de arena, com capacidade para 50 mil pessoas. Todas as normas técnicas foram aprovadas pelos delegados da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), após inspeção das instalações.
O governador do Pará, Helder Barbalho, comemorou a escolha. “Eu festejo pela paixão que o futebol representa para o nosso Estado. Festejo que o investimento que fizemos no nosso Mangueirão permita que nós voltemos a receber a Seleção Brasileira em nosso Estado. O primeiro passo, o primeiro jogo já nas eliminatórias da Copa do Mundo, para que nós possamos conquistar o hexa. O paraense é pé quente, e nós vamos juntos rumo ao hexa”, disse o governador Helder Barbalho em suas redes sociais.
Antes mesmo da entrega do novo Mangueirão, em março de 2022, o governador se reuniu com a cúpula da CBF e formalizou a intenção de sediar jogos da Seleção no estado. Entre os destaques apresentados pelo chefe do executivo paraense estiveram a modernização de todos os espaços e a segurança oferecida aos torcedores, com novas rampas de acesso, elevadores, cabines de transmissão, camarotes, restaurantes, cobertura, sistema de sonorização e iluminação, postos policiais, câmeras com reconhecimento facial, além de ampliação do setor de cadeiras com substituição dos assentos por poltronas retráteis.
À época, o presidente interino da CBF, Ednaldo Rodrigues, parabenizou a iniciativa do Governo do Estado. “O que nós vimos, de tudo que está sendo feito, é realmente uma arena de porte e etiqueta FIFA. Isso abre portas para os grandes jogos, os grandes eventos”, concluiu.
(Agência Pará)