• ㅤTV CORREIO
  • ㅤRÁDIO
  • ㅤCORREIO DOC
Menu
  • ㅤTV CORREIO
  • ㅤRÁDIO
  • ㅤCORREIO DOC
Pesquisar
Pesquisar
Fechar
ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
CIDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
ESPORTES
ENTRETENIMENTO
COLUNISTAS
RONDA POLÍTICA

Toda criança deve receber 18 vacinas até um ano de idade

por Redação
18/02/2019
em Cidades
Toda criança deve receber 18 vacinas até um ano de idade

Importante é cumprir calendário de vacinação dos bebês, que está disponível nas unidades básicas de saúde (Foto: Irene Almeida/Diário do Pará)

39
Visualizações

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2015 o Pará tinha cerca de 220 mil crianças nas idades entre 0 e 1 ano. Esse dado é o mais recente sobre isso até o momento. Nessa idade, criança necessita receber 18 vacinas que vão imunizar de diversas doenças que podem acometê-la logo no início da vida.

Segundo a pediatra Aranda Haber, o Ministério da Saúde (MS) tem um calendário de vacinação específico para recém-nascidos e crianças, pré-adolescentes e adolescentes, adultos, idosos e, ainda para gestantes. Mas, o alerta é, principalmente, com a saúde dos pequeninos, pois eles são os mais suscetíveis às doenças, já que suas defesas imunológicas ainda não estão bem formadas. Por isso, quanto mais cedo for iniciada a vacinação, mais cedo elas ficarão protegidas.

A médica explica que ao nascer, o bebê traz no sangue muitos anticorpos da mãe, transferidos durante a gravidez. “Eles são importantes para a proteção enquanto o bebê não produz seus próprios anticorpos. Contudo, os anticorpos herdados podem diminuir a efetividade das vacinas. Daí a necessidade de várias doses no primeiro ano de vida”, detalha. “Além disso, a imaturidade do sistema imunológico da criança requer mais imunização para se obter uma boa resposta”.

OBRIGAÇÃO

A especialista alerta ainda para se evitar “Fake News” sobre a vacinação, o que afasta os pais desta importante obrigação, que está prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). “Portanto, mais do que um gesto de amor e cuidado, manter o calendário de imunização dos filhos atualizado é um dever de todo pai ou responsável por um bebê, criança ou adolescente”, reforça a pediatra.

Graças à vacinação, a pediatra afirma que houve uma queda drástica na incidência de doenças que costumavam matar milhares de pessoas todos os anos até a metade do século passado – como a coqueluche, sarampo, poliomielite e rubéola. Mas, mesmo estando sob controle hoje em dia, essas doenças podem retornar e se tornar uma epidemia caso as pessoas parem de se vacinar. Para que isso seja evitado, todas as vacinas são disponibilizadas pelo MS e encontradas nos postos de saúde de todo o país, conforme o calendário vacinal que anualmente é atualizado.

COMO VACINAR? – Para vacinar, basta levar a criança a um posto ou Unidade Básica de Saúde (UBS) com o cartão da criança. O ideal é que toda dose seja administrada na idade recomendada. Entretanto, se perdeu o prazo para alguma dose é importante voltar à unidade de saúde para atualizar as vacinas. A maioria delas está disponível no Calendário Nacional de Vacinação.

ALGUMAS VACINAS OBRIGATÓRIAS

Ao nascer

  • BCG (Bacilo Calmette-Guerin) – (previne as formas graves de tuberculose, principalmente miliar e meníngea) – dose única
  • Hepatite B – dose única

2 meses

  • Pentavalente (previne difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e meningite) – 1ª dose
  • Vacina Inativada Poliomielite (VIP) (previne poliomielite ou paralisia infantil) – 1ª dose
  • Pneumocócica 10 Valente(previne pneumonia, otite, meningite e outras doenças causadas pelo Pneumococo) – 1ª dose
  • Rotavírus (previne diarreia por rotavírus) – 1ª dose 3 meses
  • Meningocócica C (previne a doença meningocócica C) – 1ª dose.

(Diário do Pará)

Comentários
Tags: BrasilSaúde
Matéria anterior

Vaticano discute nesta semana abusos cometidos por religiosos

Próxima matéria

Paysandu vence de 3×0 em Mangueirão totalmente reaberto

RelacionadaMatérias

Em arrastão por Marabá, polícia fecha 130 bares no 1º dia após decreto estadual
Cidades

Em arrastão por Marabá, polícia fecha 130 bares no 1º dia após decreto estadual

22/01/2021
177
Defensoria e MP vão à Justiça para obrigar Manaus a publicar lista de vacinados
Cidades

Defensoria e MP vão à Justiça para obrigar Manaus a publicar lista de vacinados

22/01/2021
37
Salariômetro: reajuste salarial ficou abaixo da inflação em dezembro
Cidades

Salariômetro: reajuste salarial ficou abaixo da inflação em dezembro

22/01/2021
43
Próxima matéria
Paysandu vence de 3×0 em Mangueirão totalmente reaberto

Paysandu vence de 3x0 em Mangueirão totalmente reaberto

Fale conosco

Anuncie no site

94 99212 4484

Facebook
Instagram
Twitter
Youtube

Correio de Carajás - Todos os direitos reservados | 2019