Foto: Divulgação
Ads

Será realizado nesta sexta-feira (19), às 19 horas, um tributo ao “Maluco Beleza” Raul Seixas, no pátio da Biblioteca Municipal Orlando Lobo, na Marabá Pioneira. O evento faz parte de uma série de homenagens, que começou em maio, representando artistas da Música Popular Brasileira que marcaram época e corações.

Ads

O projeto, que conta com o apoio da Secretaria de Cultura (Secult), foi idealizado pelo Grupo Itatotins, formado por um grupo de amigos que busca “apresentar às novas gerações esses grandes músicos”, como explica Luiz Holanda o criador do grupo, destacando que a primeira apresentação ocorreu dia 5 de maio e homenageou o cantor Vander Lee. “Foi realizada em um quintal, depois buscamos o apoio e o secretário Scherer se mostrou bem solícito. O segundo tributo, homenageando Belchior já foi realizado na Biblioteca, dia 14 de junho. A biblioteca é o local perfeito. Queremos um ambiente que o público fique perto e interaja. A biblioteca é a história social e econômica desse munícipio”, relata.

A responsável pela Biblioteca, Evilangela Lima, comenta que é papel da instituição pública acolher iniciativas que contribuem para divulgação da arte e de artistas locais, que não têm espaços em grandes palcos. “É uma forma da cultura acontecer na cidade, de forma espontânea, partindo da própria comunidade. A cultura no meio do povo, onde o próprio povo a está produzindo e de forma gratuita”, ressalta Evilangela.

O tributo é formado por músicos voluntários, que se prontificam a cantar, tocar e recitar as letras dos artistas escolhidos. “ É aberto para pessoas que não possuem palco. A maioria canta e toca muito bem. Quem tem interesse em participar que procure a gente para esse movimento crescer”, frisa.

Antes das performances artísticas é apresentado um curto documentário sobre a vida e obra do artista homenageado. Durante as apresentações dessa sexta-feira (18) ocorrerá uma votação para escolher, entre Elis Regina, Cazuza e Gonzaguinha, o artista homenageado do mês de agosto. O criador do grupo conta que já há outros nomes de artistas em mente para o futuro, como Cartola, Chico Buarque e Chico Cesar.

O grupo Itatotins tem esse nome para homenagear os rios da cidade Marabá, Itacaiúnas e Tocantins. “A Velha Marabá é o berço dessa cidade, banhada pelos rios. As apresentações também são feitas aqui. As pessoas vêm de todos os núcleos para cá. Por isso buscamos fazer essa homenagem, sempre ressaltando a nossa cultura local e nacional”, conclui.

Toca Raul!

Raul Seixas foi cantor, compositor e instrumentalista brasileiro, considerado um dos pioneiros do rock brasileiro. Ele lançou o primeiro disco em 1969 com “Raulzito e Seus Panteras”. O sucesso veio quatro anos depois com a música Ouro de Tolo, no disco “Krig-há, Bandolo”. Outras músicas desse disco, como Mosca na Sopa e Metamorfose Ambulante são populares até hoje.

No ano seguinte criou a “Sociedade Alternativa”, um conceito de sociedade que buscava maior liberdade para o ser humano. Teve como grande parceiro, seu amigo, o renomado escritor Paulo Coelho, que o ajudou na composição de várias músicas. O cantor faleceu no dia 21 de agosto de 1989, com 44 anos, vítima de uma pancreatite aguda. Mas as ideias e o espirito livre de Raul permanecem até hoje influenciando gerações em suas canções.

(Divulgação PMM)

Ads